• Matéria: Biologia
  • Autor: bianascimentoo13
  • Perguntado 4 anos atrás

Alguém me ajuda pfv, é pra amanhã, vale 10 pontos ​

Anexos:

Respostas

respondido por: diego5529
1

Resposta:

A. Ciclo lítico: nesse ciclo, o vírus invade a célula hospedeira e interrompe as suas funções, graças a presença do ácido nucléico do vírus (DNA ou RNA). Somado a isso, de maneira concomitante, ao mesmo tempo que o DNA ou RNA é replicado, este ainda comanda a síntese das proteínas, que ao final do processo, irão compor o capsídeo.

Dessa maneira, são produzidos novos vírus. Neste processo, ocorre o que conhecemos como lise, que é quando a célula infectada se rompe, fazendo com que os novos bacteriófagos sejam liberados.

Os vírus que se reproduzem desta maneira, acabam gerando sintomas que aparecem imediatamente após o início do processo.

B. Ciclo lisogênico: nesse ciclo, o processo se modifica um pouco. Neste caso, o vírus invade a célula hospedeira (ou bactéria em alguns casos), e incorpora seu DNA ao da célula infectada. Ou seja, o DNA do vírus passa a fazer parte do DNA da célula infectada.

Com isso, uma vez que a célula foi infectada, ela continua com seu processo natural de reprodução celular. Mas agora ela está com o DNA modificado, contendo partes do vírus em questão. Durante o processo de divisão desta célula, há um processo de duplicação deste DNA modificado.

Dessa forma, uma célula que foi infectada, começará a reproduzir o vírus, sempre que esta passar por um processo de mitose. Com isso, todas as células reproduzidas por ela, já terão em seu código genético, o vírus em questão.


bianascimentoo13: obrigado
Perguntas similares