No contexto do Sacro Império Romano Gemanico, houve um conflito com relação ás nomeações dos bispos. Como isso foi resolvido?
Respostas
Resposta: Esse conflito foi definitivamente resolvido em 21 de setembro de 1122, pela Concordata de Worms, celebrada entre o Papa Calisto II (1119-1124) e Henrique V, que adotou uma solução de meio-termo: caberia ao papa a investidura espiritual dos bispos e ao imperador, a investidura temporal.
Explicação:
O poder espiritual é aquele que "nasce" de uma crença religiosa, de modo que o Papa, os padres, pastores e todos os líderes espiritual exercem, em maior ou menor grau, um poder deste tipo. Ele se relaciona "com uma outra vida" e com questões subjetivas.
Já o poder temporal é o poder político sobre as coisas comuns da vida: o controle dos recursos naturais, a posse de terras e o controle de exércitos. Historicamente, muitas vezes os detentores do poder espiritual e do poder temporal se confundiam.
Foi resolvido em setembro de 1122, pela Concordata de Worms, celebrada entre o Papa Calixto II ( Henrique V), que adotou uma solução de meio-termo: caberia ao Papa investidura espiritual dos bispos e o Imperador a investidura temporal