• Matéria: História
  • Autor: isadoraaraujo995
  • Perguntado 4 anos atrás

No contexto do Sacro Império Romano Gemanico, houve um conflito com relação ás nomeações dos bispos. Como isso foi resolvido? ​

Respostas

respondido por: DogLoko44
1

Resposta: Esse conflito foi definitivamente resolvido em 21 de setembro de 1122, pela Concordata de Worms, celebrada entre o Papa Calisto II (1119-1124) e Henrique V, que adotou uma solução de meio-termo: caberia ao papa a investidura espiritual dos bispos e ao imperador, a investidura temporal.

Explicação:

O poder espiritual é aquele que "nasce" de uma crença religiosa, de modo que o Papa, os padres, pastores e todos os líderes espiritual exercem, em maior ou menor grau, um poder deste tipo. Ele se relaciona "com uma outra vida" e com questões subjetivas.

Já o poder temporal é o poder político sobre as coisas comuns da vida: o controle dos recursos naturais, a posse de terras e o controle de exércitos. Historicamente, muitas vezes os detentores do poder espiritual e do poder temporal se confundiam.


DogLoko44: aaa pera aí, n é isso não hahahaha calma lá
DogLoko44: Ae editei eli, veja se vc entendeu agr
isadoraaraujo995: aiai
isadoraaraujo995: ta bem
isadoraaraujo995: obg
DogLoko44: hahaha foi mal, que ano você tá ?
isadoraaraujo995: no 1° ainda e vc?
DogLoko44: Eu tbm ;-; e não caiu pra mim ainda
isadoraaraujo995: as vezes n é a mesma ordem né, sla
DogLoko44: vdd, muito louco haha, mas é isso vou indo flwwwwww
respondido por: prjose
1

Foi resolvido em setembro de 1122, pela Concordata de Worms, celebrada entre o Papa Calixto II ( Henrique V), que adotou uma solução de meio-termo: caberia ao Papa investidura espiritual dos bispos e o Imperador a investidura temporal


isadoraaraujo995: nao entendi kk
Perguntas similares