Considerando as características que o Movimento CTS assumiu na América Latina e no Brasil é possível afirmar que:
I. Em diversos países latino-americanos, se verifica uma tendência a valorização de abordagens educacionais transversais dos conteúdos curriculares, favorecendo que sejam contempladas temáticas relevantes da área de Educação Ambiental, da educação em Ciência e Tecnologia e da formação cidadã com vistas a ampliar a conscientização dos indivíduos e proporcionar uma maior participação da população em processos de decisão.
II. Constata-se que o movimento CTS também sinaliza para a relevância de emergirem novos enfoques educacionais que estimulem reflexões e questionamentos acerca da visão tradicional, visando enfraquecer a crença de que a Ciência e a Tecnologia são fontes apenas de bem-estar social sem que sejam considerados seus riscos e impactos negativos sobre a sociedade e o meio ambiente
III. Para Kreimer e Thomas (2004), os estudos CTS realizados nos países latino-americanos, nos anos de 1950 e 1960, envolviam três grandes abordagens temáticas: econômica, política e filosófica, sendo que o Pensamento Latino Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) integra a abordagem de caráter econômico.
Analisando essas afirmações, é possível afirmar que são VERDADEIRAS:
a.
I e II, apenas.
b.
II e III, apenas.
c.
I e III, apenas.
d.
I, apenas.
e.
I, II e III.
Respostas
Resposta:
a. I e II, apenas.
Explicação:
Em diversos países latino-americanos, se verifica uma tendência a valorização de abordagens educacionais transversais dos conteúdos curriculares, favorecendo que sejam contempladas temáticas relevantes da área de Educação Ambiental, da educação em Ciência e Tecnologia e da formação cidadã, com vistas a ampliar a conscientização dos indivíduos e proporcionar uma maior participação da população em processos de decisão.
se constata que o movimento CTS também sinaliza para a relevância de emergirem novos enfoques educacionais que estimulem reflexões e questionamentos acerca da visão tradicional sobre a Ciência e a Tecnologia, visando enfraquecer a crença de que estas atividades são fontes apenas de bem-estar social.
Para Kreimer e Thomas (2004), os estudos CTS realizados nos países latino-americanos nos anos de 1960 e 1970 envolviam três grandes abordagens temáticas: histórica, política e socioantropológica, sendo que o Pensamento Latino Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) integra a abordagem de caráter político.