Leia.
Considerado o “pai da historiografia portuguesa", Fernão Lopes (1390-1460) foi quem iniciou o movimento humanista no país, em 1418, quando foi nomeado "Guarda-Mor da Torre do Tombo".
Sua prosa historiográfica foi desenvolvida nas crônicas que escreveu. Através de pesquisas historiográficas e muita investigação documental, ele relatou a vida dos principais reis de Portugal, unindo a literatura com a história.
(MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. Cultrix. 2014, p. 48)
1. Fernão Lopes, relatou com uma visão imparcial os fatos, uma vez que o intuito principal era registrar os acontecimentos históricos e marcantes da história de Portugal, por essa razão, foi *
a) através de pesquisas historiográficas e muita investigação documental, ele relatou a vida dos principais reis de Portugal.
b) considerado o “pai da historiografia portuguesa”, foi quem iniciou o movimento humanista no país , em 1418.
c) através de sua prosa historiográfica que desenvolveu nas crônicas que escreveu uma visão ampla sobre a vida dos reis de Portugal.
d) ele quem relatou a vida dos principais reis de Portugal, unindo a literatura com a história através de sua pesquisa.
Leia o fragmento da Crônica de Dom João I.
Assim que a terra em que os homens, por longo costume e tempo, foram criados, gera uma tal conformidade entre o entendimento, e ella, que havendo de julgar alguma sua cousa assim em louvor, como por contrario, nunca por elles é direitamente recontada, porque louvando-a, dizem sempre mais d'aquello, e se d'outro modo não escreverem suas perdas tão minguadamente, como acontecerem, outra cousa gera ainda esta conformidade e natural inclinação,[...]
2. Podemos observar no fragmento da crônica historiográfica que algumas palavras sofreram mudanças ao longo do tempo. Atualmente as palavras “cousa”, “contrario” e “elles”, estariam grafadas corretamente em *
a) alguma sua “cousa” assim, em louvor por um “contrario” e nunca por “eles”.
b) alguma “coisa” assim, como por “contrário” e nunca por “eles”.
c) alguma sua “cousa” assim, em louvor por um "contrário" e nunca por “deles”.
d) alguma sua "causa" assim, em louvor por um “contrario” e nunca por “eles”.
Respostas
1- b) considerado o “pai da historiografia portuguesa”, foi quem iniciou o movimento humanista no país , em 1418.
2- b) alguma “coisa” assim, como por “contrário” e nunca por “eles”.
1 - Fernão Lopes foi b) considerado o “pai da historiografia portuguesa”, foi quem iniciou o movimento humanista no país , em 1418.
Fernão Lopes é um escritor português que foi considerado como sendo um historiografia importante na história de Portugal pois apresentava uma visão considerada como imparcial sobre os fatos.
Como seu objetivo era registrar acontecimento histórico ao passo que iniciou um movimento humanista.
2 - A grafia correta atualmente é b) alguma “coisa” assim, como por “contrário” e nunca por “eles”.
A grafia das palavras sofre mudanças naturais na medida em que seu uso é descontinuado e adaptada a novas circunstancias e a novas situações. Essa mudança pode ser observado na grafia de textos escritos na época se comparados com os documentos atuais.
Dentre as alternativas apresentadas as mudanças ocorridas foram:
- cousa = coisa
- contrario = contrário
- elles = eles
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/20275831
Espero ter ajudado.
Língua Inglesa - 1-A 2-D
Química- 1-A 2-B
L. Portuguesa - 1-B 2-B
Arte - 1-D 2-C
Física -1-A 2-C