• Matéria: Filosofia
  • Autor: akkarigabriela
  • Perguntado 4 anos atrás

1. De acordo com Galileu Galilei, tanto a Sagrada Escritura (Bíblia) quando a natureza, ambas procedem do Verbo Divino, ou seja, tem a sua origem e fundamento em Deus. Mas, enquanto a palavra de Deus, por um lado, foi adaptada por meio de parábolas para se adequar ao limitado entendimento dos homens, e é interpretada conforme a época e o povo que faz uso das palavras e ensinamentos utilizando-as na medida de sua necessidade, a natureza por outro lado: *
1 ponto
a) Foi criada para contemplação humana, sem possuir um sentido utilitário e uma função própria;
b) Pouco importa se as suas razões são compreendidas ou não pelos homens, funcionando conforme leis próprias;
c) Depende dos seres humanos, pois ela não sobreviveria sem os cuidados da humanidade;
d) Está numa situação de conflito com os seres humanos, não podendo haver harmonia entre eles;

2. Na primeira metade do séc. XIV, Guilherme de Ockham, frade franciscano e filósofo escolástico inglês, considerado o último grande nome da filosofia medieval, e também conhecido pelo princípio metodológico a "navalha de Ockham", que diz que entre várias respostas a mais simples e natural deve ser a correta, reivindicava a: *
1 ponto
a) Soberania da Teologia frente a Filosofia, visto que a religião vem de Deus e a filosofia vem dos homens;
b) Supremacia dos direitos divinos do Rei e do Papado, pois eram escolhidos pela sabedoria divina;
c) Autonomia da filosofia, pois as especulações filosóficas, que não dizem respeito à teologia não devem ser condenadas;
d) Autonomia da Teologia frente a ciência, pois a religião não precisa ser comprovada cientificamente;​

Respostas

respondido por: queremcassia2211
17

De acordo com Galileu Galilei a natureza, assim como as escrituras sagradas são de certo modo uma face de Deus. Logo a alternativa correta para esta questão é a segunda, letra “B” e para a segunda "C".  

Só que diferente das escrituras que foram de certo modo feitas para a compreensão humana, não é preocupação da natureza ser entendida ou interpretada, está apenas existe e segue seus próprios caminhos.  

No entanto, a natureza é parte importante tanto das criações divinas quanto de sua expressão, apenas não está ao alcance do homem compreendê-la de modo completo.  

Quer saber mais sobre o assunto?

https://brainly.com.br/tarefa/2230655

Anexos:
respondido por: tagliettimariana
0

 1 - A ciência e a natureza utilizam suas próprias leis, assim, não importa muito a razão daquilo tudo está acontecendo, se ele acontece por meio de suas leis e não as dos homens está tudo bem, assim, a letra B está correta.

 A lei da natureza e seus aspectos.

 Apesar da escrituras sagradas apresentarem uma explicação racional para as leis dos homens, a natureza por muitas vezes não apresenta essa racionalidade, ela só segue seu próprio fluxo.

 Assim, é necessário respeita-la e saber que ela tem sua própria regra.

 Leia mais sobre a natureza em: https://brainly.com.br/tarefa/7700788

 2 - Guilherme de Ockham reivindicava o fato da autonomia da filosofia, pelo fato que as especulações feitas a teologia não devem ser condenadas, assim, a letra C está correta.

 As especulações a teologia e seu aceitamento respeitável.

 Assim, o que ele queria dizer era que apesar de ser um grande líder religioso ele reconhecia que existia algumas alegações ou especulações da teologia que eram feitas por filósofos que deveriam ser respeitadas.

 Tudo que é tratado com racionalidade e respeito pela crença alheia deve ser respeitado.

 Leia mais sobre Guilherme de Ockham em:  https://brainly.com.br/tarefa/22438260

Anexos:
Perguntas similares