Uma bola no centro de um campo dentro de um estádio de futebol pode ser comparada com o tamanho do núcleo do átomo (bola) em relação à sua eletrosfera (estádio).Sobre os contextos que cercam a evolução dos modelos atômicos, essa comparação é resultado *
A) da proposição dos postulados de Bohr, obtidos pelo estudo da emissão do espectro de luz do hidrogênio, que ainda afirma que um elétron, quando absorve energia, salta para níveis mais distantes.
b) das observações de Rutherford, obtidas após a realização de seus experimentos com o bombardeamento de finas lâminas de ouro com partículas alfa, concluindo que boa parte do átomo é um grande vazio.
C) das conclusões de Dalton, obtidas após ele realizar seus experimentos levando em consideração as leis ponderais.
d) das observações de Rutherford, obtidas após a realização de seus experimentos com o bombardeamento de finas lâminas de ouro com partículas alfa, concluindo que o átomo apresenta níveis e subníveis de energia.
E) da realização de experimentos em que Thonsom, utilizando os tubos de raios catódicos, descobriu o elétron.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação:
Os experimentos liderado por Ernest Rutherford e realizado pelos alunos Hans Geiger e Ernest Marsden (em 1908) concluíram que: o átomo é um enorme vazio; o átomo tem um núcleo muito pequeno; o átomo tem núcleo positivo (+), já que partículas alfa desviavam algumas vezes e que os elétrons estão ao redor do núcleo (na eletrosfera) para equilibrar as cargas positivas.
A partir das conclusões do experimento o modelo de Rutherford foi comparado ao sistema solar, onde os elétrons seriam os planetas e o núcleo seria o Sol. Rutherford sugeriu um átomo com órbitas circulares dos elétrons em volta do núcleo (e quem sugeriu níveis de energia foi Bohr, complementando o modelo de Rutherford, e sendo chamado de Ritherford-Bohr -- Por isso a letra D está errada).
Tendo como base as conclusões obtidas no experimento, e o grande vazio no átomo, tendo um pequeno núcleo e elétrons ao redor, para comparar as dimensões do átomo de forma proporcional e didática, utilizam-se dos campos de futebol. "Hoje, sabe-se que o átomo é 10.000 a 100.000 vezes maior que seu núcleo. Numa escala macroscópica, pode-se comparar um átomo com um estádio de futebol. Se o átomo fosse o estádio do Maracanã, o seu núcleo seria uma formiga no centro do campo. Então o átomo é enorme em relação ao seu núcleo."
Fonte: "Modelo de Rutherford" em Só Química.