1) Explique porque as afirmativas abaixo estão erradas
a) a Coroa espanhola teve que, antes de iniciar as navegações pelo Oceano Pacífico, lutar contra a presença romana na Península ibérica.
b) os espanhóis não encontraram qualquer tipo de resistência por parte dos nativos, que rapidamente se sujeitaram as exigências castelhanas
c) sendo a Igreja, contrária a escravidão indígena, não participou do processo de Colonização da América.
d) os chapetones,os quais eram nascidos na Colônia,ocupavam as funções relativaa a economia, enquanto que os criollos,tendo a confiança da Coroa, detinha forte poder político.
ALGUÉM ME AJUDA PLEASE
Respostas
Resposta:
O termo “descobrimento da América” é utilizado para a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492. Isso aconteceu por meio da expedição liderada pelo navegante genovês Cristóvão Colombo. Essa expedição não foi idealizada com a proposta de chegar-se a terras desconhecidas, mas sim ao continente asiático.
A chegada dos espanhóis à América deu início ao processo de colonização do continente americano e também à disputa por terras com os portugueses. Apesar das evidências, Colombo nunca acreditou que tinha chegado a um novo continente. Apesar do feito, os espanhóis não foram os primeiros europeus a chegaram à América, pois os vikings tinham feito isso no século X
O uso do termo “descobrimento” para fazer-se menção à descoberta da América foi, e ainda é, arduamente debatido pelos historiadores. A maioria deles considera que o uso do termo “descobrimento” não é apropriado, uma vez que a expedição de Cristóvão Colombo não estava à procura de novas terras, mas sim da Ásia.
A ideia do descobrimento da América foi algo que surgiu posteriormente, ou seja, foi uma interpretação realizada acerca dos eventos relacionados à expedição de Colombo. O historiador Edmundo O’Gorman afirma que a primeira menção à ideia de descobrimento aconteceu na primeira metade do século XVI e foi publicada em um livro escrito por Gonzalo Fernández de Oviedo.
Com base no escrito de Oviedo, a ideia de descobrimento ganhou força e consolidou-se. Apesar disso, uma discussão trazida por alguns historiadores trata da concepção de que a América não precisava dos europeus ou da chegada deles aqui para existir, uma vez que o continente já existia em si e era habitado por milhões de habitantes que formavam diferentes sociedades, algumas delas com alto grau de sofisticação.
Por conta dessas discussões, muitos historiadores tratam de usar outras conceitos para explicar esse acontecimento de 1492. Uns falam em “conquista da América”, outros em “invasão da América”, e ainda outros termos usados são “chegada”, “invenção” ou até mesmo “achamento”.
espero ter lhe ajudado