Respostas
Resposta:
Resposta:Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.
Cícero define a filosofia como "o estudo das causas humanas e divinas das coisas"; Descartes afirma que a filosofia "ensina a raciocinar o bem"
Descartes propôs uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse totalmente fundamentada na verdade. Sua preocupação era com a clareza. Sugeriu uma nova visão da natureza, que anulava o significado moral e religioso da época. Acreditava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.
Segundo Marx, os movimentos dialéticos da sociedade se desenvolvem como um resultado das condições materiais da vida dos homens, ou seja, não são as ideias que formam a sociedade, mas as condições materiais dos homens é que produzem as suas ideias e o seu modo de agir na sociedade
Segundo Hountondji a filosofia feita por africanos seria aquela que tem por objetivo “pensar, repensar ou simplesmente compreender a filosofia ocidental”, no sentido de uma “apropriação, por assim dizer, das tradições de um pensamento não-africanas”.
O filósofo Severino Ngoenha coloca a filosofia moçambicana a serviço da reflexão sobre sua temporalidade e contexto histórico, tendo em vista pensar o processo democrático de Moçambique e apresentar os fundamentos necessários para uma dimensão moçambicana da democracia. Nesta perspectiva, este trabalho amparado em suas obras Os Tempos da Filosofia: filosofia e democracia moçambicana e Filosofia Africana: das independências às liberdades apresenta, através de um triplo contratualismo, os fundamentos propostos pelo filósofo para que Moçambique conquiste um modelo institucional de democracia. Em tom conclusivo, consideramos que a filosofia africana pode ser compreendida como um instrumento fundamental na construção de um projeto de futuro melhor para o continente africano, como para Moçambique, pois ela pode fornecer outras alternativas para que os povos africanos caminhem rumo à Liberdade.
O filósofo nigeriano K.C. Anyanwu define a filosofia africana como “aquela que se interessa na maneira que o povo africano, do passado e do presente, entende o seu destino e o mundo no qual vive”.
Para Sócrates, a Filosofia seria um olhar para dentro de si e uma forma de extrair as ideias verdadeiras sobre aquilo que o próprio ser humano desenvolveu mediante a criação das sociedades. Para os helenistas, a Filosofia era uma espécie de prática de vida para alcançar a plenitude e a felicidade.
por favor vc pode colocar como melhor resposta