• Matéria: Português
  • Autor: tere260659
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Fernão Lopes, relatou com uma visão imparcial os fatos, uma vez que o intuito principal era registrar os acontecimentos históricos e marcantes da história de Portugal, por essa razão, foi

a) através de pesquisas historiográficas e muita investigação documental, ele relatou a vida dos principais reis de Portugal.
b) considerado o “pai da historiografia portuguesa”, foi quem iniciou o movimento humanista no país , em 1418.
c) através de sua prosa historiográfica que desenvolveu nas crônicas que escreveu uma visão ampla sobre a vida dos reis de Portugal.
d) ele quem relatou a vida dos principais reis de Portugal, unindo a literatura com a história através de sua pesquisa.


2. Podemos observar no fragmento da crônica historiográfica que algumas palavras sofreram mudanças ao longo do tempo. Atualmente as palavras “cousa”, “contrario” e “elles”, estariam grafadas corretamente em

a) alguma sua “cousa” assim, em louvor por um “contrario” e nunca por “eles”.
b) alguma “coisa” assim, como por “contrário” e nunca por “eles”.
c) alguma sua “cousa” assim, em louvor por um "contrário" e nunca por “deles”.
d) alguma sua "causa" assim, em louvor por um “contrario” e nunca por “eles”.


mariavitoria617: Aulas do dia 14/05
Língua Inglesa - 1-A 2-D
Química- 1-A 2-B
L. Portuguesa - 1-B 2-B
Arte - 1-D 2-C
Física -1-A 2-C
pauloaugustoklc: vlw
CloackZy: vc é brabo mano, vlw de verdade

Respostas

respondido por: danielpoczenikbatist
58

Resposta:

1)b) considerado o “pai da historiografia portuguesa”, foi quem iniciou o movimento humanista no país , em 1418./“B”. Por essa razão, Fernão Lopes, foi considerado o “pai da historiografia portuguesa”, foi quem iniciou o movimento humanista no país , em 1418.

2)b) alguma “coisa” assim, como por “contrário” e nunca por “eles”./As palavras estão grafadas corretamente em alguma “coisa” assim, como por “contrário” e nunca por “eles”.

Explicação:

1)b 2)b espero ter ajudado!


douglasgonsalvesgome: Leia.

Considerado o “pai da historiografia portuguesa", Fernão Lopes (1390-1460) foi quem iniciou o movimento humanista no país, em 1418, quando foi nomeado "Guarda-Mor da Torre do Tombo".
Sua prosa historiográfica foi desenvolvida nas crônicas que escreveu. Através de pesquisas historiográficas e muita investigação documental, ele relatou a vida dos principais reis de Portugal, unindo a literatura com a história.

(MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. Cultrix. 2014, p. 48)
douglasgonsalvesgome: resposta acima!
douglasgonsalvesgome: Leia o fragmento da Crônica de Dom João I.
Assim que a terra em que os homens, por longo costume e tempo, foram criados, gera uma tal conformidade entre o entendimento, e ella, que havendo de julgar alguma sua cousa assim em louvor, como por contrario, nunca por elles é direitamente recontada, porque louvando-a, dizem sempre mais d'aquello, e se d'outro modo não escreverem suas perdas tão minguadamente, como acontecerem, outra cousa gera ainda esta conformidade e natural inclinação,[...]
douglasgonsalvesgome: Disponível em: https://www.infopedia.pt/$cronica-de-el-rei-d.-joao
douglasgonsalvesgome: resposta acima!
respondido por: raffasiilveira
9

1- O relato imparcial dos fatos por parte de Fernão Lopes a cerca dos acontecimentos históricos e marcantes de Portugal o levaram, como aponta a alternativa B, a ser considerado o "pai da historiografia portuguesa" além de ser o vanguardista do movimento humanista no país.

2- No fragmento da crônica historiográfica, vemos a mudança na grafia de algumas palavras conforme o decorrer do tempo. As palavras "cousa", "contrario" e "elles" passaram a ser grafadas, como aponta a alternativa B, como "coisa", "contrário" e "eles".

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/30154968

Anexos:
Perguntas similares