1. O que foi o Renascimento:
2. Por que o Renascimento surgiu na Península Itálica?
3. Explique por que o antropocentrismo se contrapunha ao pensamento medieval.
4. É possível afirmar que as ideias humanistas se chocavam com a Igreja católica e a religiosidade cristã medieval?
Explique.
5. Qual fator foi importante para que as ideias renascentistas se espalhassem:
6. O que o Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci representa?
Respostas
Explicação:
1.Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.
2.A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural, pois foi em cidades como Gênova, Florença e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI. ... Este fato fez com que o Renascimento não ficasse restrito à Península Itálica, espalhando-se por vários países da Europa.
3.O Medieval, foi a era das trevas, em que todo conhecimento estava retido para o clero, sendo assim, teocentrismo ( Deus no centro de tudo). O antropocentrismo se trata do Homem no centro de tudo, como ser racional, isso é completamente contra o pensamento medieval, que era cego, e servil da igreja.
4.Sim, pois o humanismo defendia o antropocentrismo, que é a ideia de que o homem é o centro de tudo, enquanto a igreja defende o teocentrismo, que é a ideia de que o centro de tudo é deus, a igreja defendia a valorização da fé, enquanto o humanismo valorizava a razão e o espírito crítico, a igreja valorizava a vida após ...
5.A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.
6.O Homem Vitruviano é um desenho de Leonardo da Vinci que apresenta o corpo humano a partir das proporções ideais. Arquitetado por meio dos conceitos expostos na obra “De Architectura” do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, a ilustração representa o ideal de beleza e a harmonia nas proporções.