Respostas
Resposta:
Os Pampas são uma região da América do Sul caracterizada por extensas planícies e suaves colinas (conhecidas como coxilhas) cobertas por ricas pastagens naturais. Os Pampas ocupam mais da metade do território do Rio Grande do Sul e toda a superfície do Uruguai, além de se espalhar pelas províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Entre Rios e Corrientes.
Pampas
Os Pampas se caracterizam por extensas planícies cobertas de gramíneas. Paisagem da província de La Pampa, na Argentina.
Etcheverry Collection/Alamy
Características físicas
Os Pampas, também chamados de Campos do Sul, Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha, constituem um dos seis biomas terrestres brasileiros (os outros são a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga e o Pantanal). Ocupam uma área de 176.496 quilômetros quadrados, correspondente a 63 por cento do território do Rio Grande do Sul e a 2,07 por cento do território brasileiro. São o quinto bioma em extensão.
Campos cobertos de gramíneas dominam a paisagem dos Pampas. A vegetação inclui também plantas rasteiras, árvores e arbustos. Apenas na parte brasileira foram identificadas mais de 3 mil espécies de plantas. Dessas, cerca de quatrocentas são variedades de gramíneas. A vegetação de maior porte em geral se localiza nas margens dos cursos de água. Os Pampas também abrigam pelo menos 385 espécies de aves (como papagaios, perdizes e rolinhas) e noventa espécies de mamíferos terrestres (como gatos-do-mato, capivaras e tatus).
Explicação:
Resposta:
Os pampas constituem uma região natural e pastoril de planícies com coxilhas cobertas por campos localizada no sul da América do Sul.
Apresentam caracteristicas de mato baixo, pequenos arbustos e arvores.
Bons estudos! :D