Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) criadas na tentativa de defender a agricultura contra pragas.
Alguns estudos têm mostrado as modificações provocadas pelo uso destas substâncias, que podem causar desequilíbrios na qualidade nutricional dos alimentos e na saúde humana; as plantas tratadas com agrotóxico tornam-se desequilibradas, diminuindo a produção de proteínas ou aumentando a degradação destas.
É importante dizer que quando bem utilizados os agrotóxicos impedem a ação de seres nocivos, sem estragar os alimentos, portanto o que deve haver é o cuidado e o bom senso no seu uso. Os alimentos mais propícios à contaminação são as verduras, legumes, frutas, grãos, açúcar, café e mel.
Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substâncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, uma vez que este às vezes se alimenta de água, pastagens ou ração contaminadas. No Brasil, em geral, os produtos agrícolas que mais recebem agrotóxicos são o tomate, a batata inglesa, o morango e o mamão-papaia.
Na produção de uva Rubi e Itália, em média são feitas 40 aplicações de produtos químicos até a colheita.
As pessoas que preferem não consumir alimentos que possam conter resíduos tóxicos podem optar por alimentos fabricados e armazenados sem agrotóxicos ou tomar alguns cuidados:
- diluir uma colher de sopa de cloro para cada litro de água e deixar as frutas e as verduras nesta solução durante 15 minutos;
- diluir uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água e deixar os alimentos nessa solução por meia hora;
- pequenos furos ou pequenas picadas na folha da couve, por exemplo, são indícios de menos agrotóxico neste alimento;
- dê preferência aos produtos nacionais em vez dos importados. Frutas e legumes produzidos na região não requerem tantos pesticidas quanto os que percorrem longas distâncias e são armazenados por longos períodos;
- legumes muito grandes, produzidos convencionalmente, podem ser resultado de adubação e estimulantes artificiais;
- retire toda a gordura e a pele das carnes e escolha laticínios com baixo teor de gordura, pois resíduos de produtos químicos tendem a se concentrar nos tecidos gordurosos dos animais.
O IDA (Ingestão Diária Aceitável) mede a quantidade de agrotóxicos que podemos ingerir por dia, durante toda a vida, sem sofrer danos à saúde. Ela é calculada para cada agrotóxico, sendo medida por miligrama de agrotóxico por Kg da pessoa que o ingere.
A DRfA (Dose de Referência Aguda) é utilizada em ingredientes ativos com potencial de toxicidade elevado avaliando a quantidade de agrotóxicos nos alimentos que pode ser ingerida no período de 24h, sem causar danos à saúde.
E o LMR (Limite Máximo de Resíduos) é a quantidade máxima de resíduos de agrotóxicos permitida, mg por Kg de alimento.