Os distúrbios de aprendizagem impactam em várias áreas do desenvolvimento do indivíduo. Segundo Galvão e Souza (2016), O National Joint Comittee for Learning Disabilities (Comitê Nacional de Dificuldades de Aprendizagem), nos Estados Unidos da América em 1981, define distúrbio de aprendizagem como:
Distúrbios de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de alterações manifestas por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estas alterações são intrínsecas ao indivíduo e presumivelmente devidas à disfunção do sistema nervoso central. Apesar de um distúrbio de aprendizagem poder ocorrer concomitantemente com outras condições desfavoráveis (por exemplo, alteração sensorial, retardo mental, distúrbio social ou emocional) ou influências ambientais (por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente/inadequada, fatores psicogênicos), não é resultado direto dessas condições ou influências.
Entre os distúrbios de aprendizagem a dislexia tem se apresentado com muita frequência dentro das escolas, algumas crianças chegam com laudos diagnósticos concluídos e com propostas de intervenção pedagógica. Mas na grande maioria, as crianças com distúrbio de aprendizagem começam a apresentar as características na escola, em seu período de alfabetização e o professor, normalmente, é o que levanta as primeiras hipóteses da dificuldade da criança.
Pensando no disléxico que apresenta o comprometimento nas habilidades da leitura, leia o material disponível no link abaixo, que apresenta práticas inadequadas que vão comprometer o aprendizado e o desenvolvimento do disléxico.
A partir da leitura se imagine nesse contexto escolar e elabore um texto dissertativo (de 25 a 30 linhas) que contemple:
- Principais características do aluno disléxico.
- Pontos de destaque que envolva o processo de desenvolvimento do disléxico.
- Uma sugestão de ação prática para a atuação pedagógica para o aluno com distúrbio de aprendizagem.
- Conclua seu texto apontando a importância do professor apresentar conhecimentos específicos e realizar adaptações curriculares necessárias à especificidade do aluno.
Observação: Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração da resposta, portanto, atente-se a necessidade de apresentar as referências utilizadas, sendo a principal o livro da disciplina, bem como atenção ao realizar citações diretas ou indiretas
Existem inúmeras formas para se classificar os sistemas, segundo Chiavenato (2010 p.45), podem ser:
Físicos ou concretos (hardware): são todos os sistemas tangíveis, concretos tais como equipamentos, instalações, matéria-prima etc.
Conceituais ou abstratos (software): são todos os sistemas intangíveis, abstratos tais como diretrizes, programas, filosofias, regras etc. São compostos por ideias.
Fechados ou mecânicos: são aqueles sistemas perfeitamente previsíveis tais como motor, máquina etc. Em geral são herméticos e mantém uma estrutura previsível e quase sem alterações.
Abertos ou orgânicos: são aqueles que têm diversas entradas e saídas, muitas não são nem conhecidas no ambiente onde atuam. Constantemente são alterados para adaptar-se às mudanças do ambiente, portanto devem ser bem flexíveis.
CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação a sistemas, organização e métodos. Barueri – SP: Manole, 2010.
Segue abaixo exemplos de sistemas físicos ou concretos, conceituais ou abstratos, fechados ou mecânicos e abertos ou orgânicos:
I. Recursos
II. Programas
III. Sociedade
IV. Mercados
V. Planos
VI. Economia
VII. Estratégias
VIII. Organizações
IX. Filosofias
X. Competências
Para cada um dos dez exemplos citados no enunciado, informe a qual tipo de sistema (físicos ou concretos, conceituais ou abstratos, fechados ou mecânicos e abertos ou orgânicos), pertence cada um.
Anônimo:
FAZEMOS ESSE MAPA/ATIVIDADE DE FORMA ORIGINAL SEM RISCO DE PLAGIO. SOLICITE PELO WHATS 44 99814-1495 OU PELO SITE CAVALINIASSESSORIA. COM. BR
Respostas
respondido por:
3
Sobre os aspectos dos disturbios apresentados, temos que a resposta certa é a:
I - EXEC
II - PLAN
III - ORG
IV - CONT
V - PLAN
VI - CONT
VII - ORG
VIII - EXEC
IX - PLAN
X - ORG
Isso porque os distúrbios existentes atualmente são os mais diversos e poderem comprometer o desenvolvimento das crianças desde as primeiras fases da sua vida.
Importante notar que as crianças possuem formas de desenvolvimento diferentes e o fato delas não conseguirem desenvolver em determinada área não corresponde necessariamente a um disturbo.
Ainda é importante perceber que cada distúrbio possui uma marca diferentes e que deve ser analisada para melhor direcionamento.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás