As Reformas Protestante e Católica (ou Contrarreforma) foram movimentos religiosos que sacudiram a Europa no século XVI. A respeito de tais movimentos, assinale o que for correto.
01) O Concílio de Trento, onde se iniciou a reação católica à Reforma Protestante, foi um acontecimento decisivo para a eliminação do Index Librorum Prohibitorum (índice dos livros proibidos) que, durante o período medieval, regeu as ações e os princípios teológicos católicos.
02) A venda de indulgências pela Igreja Católica pode ser apontada como um dos principais motivos para a deflagração da Reforma Protestante.
04) Ao questionarem práticas adotadas pela Igreja Católica, John Wiclif e John Huss tornaram-se precursores da Reforma Protestante.
08) A Companhia de Jesus foi instituída pela Igreja Católica durante o movimento da Contrarreforma com o objetivo de estabelecer um diálogo com as religiões protestantes que se originaram a partir do século XVI, dando início ao princípio do ecumenismo.
Soma:
Respostas
Resposta:
02 e 04= 6
Por que as outras estão erradas?
01) De fato, o marco principal da Contrarreforma católica foi a realização desse Concílio Ecumênico em Trento, cujos efeitos violentos determinaram a rejeição explícita ao protestantismo, a oficialização do Tomismo (de São Tomás de Aquino) e da Vulgata (versão latina da Bíblia), a condenação de livros apócrifos ou deuterocanônicos, a divulgação de uma lista de livros proibidos – o Index Librorum Prohibitorum (de 1559) e a Inquisição.
Eles não eliminaram o Index Librorum Prohibitorum e sim o exerceram.
08)A Companhia de Jesus foi criada com a finalidade de combater o movimento protestante, e tinha como lema “Para a Maior Glória de Deus” (“Ad Majorem Dei Gloriam”). Tinham como prioridade a atividade missionária e a educação religiosa, fato que os levou a influenciar até mesmo as Índias e o Extremo Oriente.
A soma dos algarismos que representam as questões dará 6.
Espero ter ajudado ;)