Respostas
Resposta:
Explicação: O aterro sanitário é uma obra de engenharia com o objetivo de tratar a decomposição final dos resíduos da forma mais ambientalmente correta possível. O seu funcionamento é basicamente assim:
A base do aterro é constituída por um sistema de drenagem de chorume;
A base deve estar em cima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade (PEAD), em cima de uma camada de solo compactado para evitar que haja vazamento de líquidos para o solo. Evitando assim contaminação dos lençóis freáticos;
O interior do aterro possui um sistema de drenagem de gases, possibilitando a coleta do biogás (constituído por metano, CO2 e vapor de água) até a atmosfera. Este gás é queimado ou é aproveitado para geração de energia.
Todos os resíduos são cobertos por camadas de argila e também é constituído por um sistema de drenagem de águas pluviais, protegendo de infiltrações de água de chuva no interior do aterro;
Todo o aterro sanitário deve ser monitorado;
Todo o limite do aterro deve ser cercado, impedindo entrada de estranhos e animais;
O aterro precisa possuir balança para controle da quantidade de resíduos que estão entrando;
Guarita;
Prédio administrativo;
Oficina;
O aterro deve ter uma distância de aproximadamente 200 metros de qualquer curso d’água.
Resposta:
Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza. A base do aterro é coberta com uma camada impermeável de plástico, o que evita que o chorume produzido infiltre no solo e chegue aos lençóis freáticos. Essa manta é recolocada a cada 5 metros de lixo acumulados verticalmente.
Espero ter ajudado!