Respostas
Resposta: Assunto extremamente importante a ser descutido!
Hoje. O sistema público de saúde é para todos, sem discriminação. Desde a gestação e por toda a vida a atenção integral à saude é um direito. Descentralizado, municipalizado e participativo com 100 mil conselheiros de saúde
Cerca de 3 em cada 10 pessoas em todo mundo, ou 2,1 bilhões de pessoas, não tem acesso a água potável e disponíveis em casa, e 6 em cada 10 pessoas, ou 4,4 bilhões de pessoas, não tem acesso a saneamento gerido de forma segura, de acordo com um novo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF.
O Programa Conjunto de Monitorização para a Provisão de Água e de Saneamento: Actualização de 2017 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, apresenta a primeira avaliação global de serviços de água potável e saneamento "geridos de forma segura." A conclusão a reter é que muitas pessoas carecem de acesso particularmente nas áreas rurais.
"A água potável, o saneamento e a higiene em casa não devem ser somente privilégios de pessoas ricas ou das que vivem em centros urbanos", diz o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Director-Geral da Organização Mundial da Saúde. "Estes são alguns dos requisitos mais básicos para a saúde humana, e todos os países têm a responsabilidade de garantir que todas as pessoas possam acessa-los."
Explicação: