• Matéria: Biologia
  • Autor: pbiaapezzato
  • Perguntado 4 anos atrás

Alguem pode me ajudar e fazer um resumo desse texto? PFVRR

IBGE aponta 8,2 milhões sob risco de enchente ou deslizamento no Brasil

O país tinha cerca de 8,2 milhões de pessoas vivendo em áreas com risco de enchente ou deslizamentos de terra em 2010. É o que mostra estudo inédito feito pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) [...].
Segundo o coordenador da área de Geografia do IBGE, Cláudio Stenner, [...] as características gerais do território persistem e os resultados poderão ser utilizados para o desenvolvimento de políticas públicas futuras para essas regiões. [...]
O Sudeste é a região com maior contingente de moradores em áreas de risco, com 4,2 milhões de pessoas, seguida do Nordeste (2,9 milhões), Sul (703 mil), Norte (340 mil) e Centro-Oeste (7,6 mil). [...]
Stenner explica que em geral as populações que vivem em áreas de risco têm renda mais baixa e menor acesso a serviços públicos básicos como água encanada, rede coletora de esgoto e coleta de lixo. Isso não significa, no entanto, que não existam pessoas de padrão de vida mais elevado que vivam em locais de risco.
[...] a falta de serviços básicos pode ser um elemento que agrave ou precipite desastres naturais. A destinação incorreta do esgoto pode infiltrar o solo e deixar o local mais suscetível a deslizamentos, por exemplo. O acúmulo de lixo em encostas também pode estar relacionado ao aumento do risco de quedas de barreiras.
“A vida em áreas de risco está ligada quase sempre à precarização socioeconômica que um grupo de indivíduos é submetido. No processo geral de urbanização do país, sobrou para as classes menos favorecidas viver em encostas, em locais distantes dos grandes centros. Conseguimos agora mapear onde estão essas pessoas para que sejam definidas políticas públicas para esses locais”, disse Stenner.
Os desastres naturais são também uma das maiores causas de deslocamentos de pessoas dentro de seus próprios países no mundo, superando guerras civis, conflitos violentos e epidemias de doenças.
Segundo estudo do Centro de Monitoramento de Deslocamento Interno (IDMC, na sigla em inglês), somente em 2017 foram registrados 30,6 milhões de novos deslocamentos internos no mundo. Desse total, 18,8 milhões tiveram que deixar suas casas por causa de desastres naturais.
No Brasil, o número de pessoas nessa situação em 2017 foi de 71 mil pessoas, cinco vezes o registrado um ano antes.


mmary99: misericórdia amg

Respostas

respondido por: mmary99
0

Resposta:

faz assim , pega os pontos principais do texto e

e clq até tu encontra um ponto por exemplo:

alguma coisa aí alguma coisa aí alguma coisa aí alguma coisa aí alguma coisa aí alguma coisa aí alguma coisa. PRONTO AÍ CE ACHO O PONTO PASSA PRO PRÓXIMO

PARÁGRAFO , PRINCIPAL. entendeu??

Explicação:

((PARÁGRAFO PRINCIPAL)) pode ser do Q o texto t falando discarta qualquer coisa que não tem muita importância

bom espero te ti ajudando (. ❛ ᴗ ❛.) xauu

Perguntas similares