3- Vamos montar o quadro com as atividades
econômicas de acordo com cada século, no
início da expansão e formação do território
brasileiro. Siga o exemplo;
Século XVI
Ex. Pau
brasil
Século XVII
tabaco
Século XVIII
bandeiras
Respostas
Resposta:
Pau-brasil sec XVI
TABACO SEC XVII
BANDEIRAS SEC XVIII
Explicação:
O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI. A exploração dessa árvore foi tão intensa que a árvore quase foi extinta. O trabalho de derrubada da árvore era realizado pelos indígenas com base no escambo.
O cultivo e comércio de tabaco no Brasil colonial passou a ter importância destacada, a ponto de já no século XVII o seu comércio ter várias legislações e taxações, sendo um dos principais produtos exportados durante o período do Império. Esta importância está marcada até os dias atuais no Brasão das Armas da República, onde o tabaco e o ramo de café constituem o coroamento deste símbolo da nacionalidade brasileira.
As “Entradas e Bandeiras” foram expedições de desbravamento com finalidades estratégicas e econômicas, realizadas pelo interior do Brasil Colônia entre os séculos XVII e XVIII. Com efeito, estas incursões garantiram a expansão e conquista do território brasileiro.
Principais Características
Estas expedições compartilhavam muitas características, mas em especial podemos citar privações como a alimentação precária, baseada na caça, pesca, mandiocas e algumas frutas, bem como a longa duração das viagens, as quais podiam se estender por anos.