Respostas
Resposta:
A emancipação das colônias da América Espanhola ocorreu entre 1808 e 1829. Os levantes estava inspirados nas ideias iluministas, no exemplo do processo de libertação dos Estados Unidos e no desejo de se livrar dos altos impostos cobrados pela Coroa.
Resposta:
Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias.
O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais. A grande maioria desses intelectuais iluministas era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol.
A pesada rotina de trabalho dos índios, escravos e mestiços também contribuiu para o processo de independência. As péssimas condições de trabalho e a situação de miséria já tinham, antes do processo definitivo de independência, mobilizado setores populares das colônias hispânicas.