“Entre 1975 e 1978 mais de 9 mil casas foram construídas nas duas margens do rio Paraná, para abrigar os trabalhadores que construíam a usina. Para que se tenha uma dimensão do empreendimento, até um hospital foi erguido no local. Na época da construção, Foz do Iguaçu era uma cidade com apenas duas ruas asfaltadas e cerca de 20 mil habitantes [...] Em 2004, quando completou 20 anos de atividade, a usina já havia gerado energia suficiente para abastecer o mundo durante 36 dias”.
(Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. História - Usina Hidrelétrica de Itaipu, ano 7, edição 60, 2010).
Sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e o conflito energético entre o Brasil e o Paraguai, analise as afirmações abaixo.
I - Somente os países signatários têm direito à aquisição da energia produzida pela Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu.
II - O Brasil compra quase toda a energia que cabe ao Paraguai, mas os paraguaios reclamam que a tarifa paga a eles é muito menor que os valores de mercado.
III - Contribuiu para a queda do regime cívico-militar brasileiro, depois que a imprensa denunciou graves desvios de verbas da obra.
IV - Proporcionou a consolidação das hegemonias brasileira e argentina no comércio e no controle político da região do rio da Prata.
V - Foi uma iniciativa conjunta dos governos militares do Brasil e do Paraguai, que teve forte impacto geoestratégico na região do rio da Prata.
Estão corretas as afirmações descritas em:
Escolha uma opção:
I, II, III e V.
III, IV e V.
I, II e IV.
II, III e IV.
I, II e V.
Respostas
respondido por:
0
esse eu tenho certeza e a segunda
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás