• Matéria: Biologia
  • Autor: adrianoronha730
  • Perguntado 4 anos atrás

Os ecólogos consideram que duas forças antagônicas regulam o tamanho da população: o potencial biótico (PB), representado no gráfico pela curva CPB, e a resistência ambiental (R), que resultam no crescimento real (CR) de uma população, representado no gráfico pela curva CCR.



Com base nas informações fornecidas e no gráfico apresentado, explique, sucintamente, o que as forças representam para uma população, ilustrando cada explicação com um exemplo.

Respostas

respondido por: eduardomarquini
7

Resposta:

PB: força que tende a fazer uma população crescer; capacidade potencial de uma população aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis. Exemplos: taxa de reprodução; habilidade para migração ou dispersão; mecanismos de defesa; habilidade para suportar condições adversas. R: força que tende a impedir o crescimento da população; combinação de fatores bióticosou abióticos que impedem o crescimento da população. Exemplos: falta de água ou de alimentos; falta de espaço ou hábitat conveniente; presença de predadores, parasitas; doenças; competição.

Explicação:

espero ter ajudado bons estudos <3

respondido por: sabercompartilhado1
0

Potencial biótico consiste na capacidade da população em aumentar seu número de pessoas,  porém o tamanho das populações  permanece "relativamente" constante. Isto se deve ao que chamamos de resistência ambiental conjunto de fatores que se opõem ao potencial biótico.

Potencial Biótico e Resistência Ambiental

Potencial biótico é a capacidade de uma população aumentar seu número de indivíduos em condições ambientais ideais. Se não houver nada que impeça esse aumento a tendência de qualquer população é crescer indefinidamente seja pela taxa de natalidade ou pela imigração.

Resistência ambiental são fatores limitantes  como espaço, clima, alimento, competição, destruição ambiental, predação e parasitismo que impedem que as populações cresçam indefinidamente.

O equilíbrio entre essas duas forças antagônicas  faz com que a população tenha um tamanho "relativamente" constante. O desequilíbrio entre essas forças faz com que haja um aumento ou diminuição da população.

Por exemplo a população pode crescer pelo aumento da imigração e aumento da taxa de natalidade, como pode diminuir pela emigração e  taxa de mortalidade devido a falta de alimentos e espaço.

Assim podemos concluir que as forças antagônicas Potencial Biótico e Resistência Ambiental são importantíssimas no controle do crescimento populacional, e equilíbrio do próprio ecossistema.

Aprenda um pouco mais sobre Potencial Biótico e Resistência Ambiental aqui: brainly.com.br/tarefa/15802181

#SPJ2

Perguntas similares