ajuda por favor e para agora
Respostas
Resposta:
Letra C, a terceira alternativa
Explicação:
Resposta:A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de enormes proporções, ocorrido entre 1914 e 1918, que envolveu quase todo o continente europeu e várias outras regiões do mundo. Sobre esse conflito é correto afirmar que
C) a entrada dos Estados Unidos, com seu apoio econômico e militar, ao lado da Entente, foi fundamental para a derrota da Tríplice Aliança.✔
Explicação: Política de alianças: blocos oponentes
Tríplice Aliança
Encabeçada pela Alemanha, a Tríplice Aliança era formada por países localizados no centro da Europa. Por esse motivo, é também conhecida como Aliança das Potências Centrais. O Estado alemão tinha receio de que a França contra-atacasse após os episódios da Guerra Franco-Prussiana, por isso buscou fortalecer suas fronteiras e conseguir aliados.
Além deles, o Império Austro-Húngaro foi outro ator importante nesse lado da guerra. Eles compartilhavam símbolos nacionais e identidade racial com os vizinhos alemães, facilitando o processo de aproximação entre as nações. Portanto, um traço importante aqui é a questão do nacionalismo, que unia ideologicamente essa aliança.
O terceiro ator da Tríplice Aliança foi a Itália. Eles já mantinham boas relações comerciais e diplomáticas com a Alemanha, além de terem, também, interesse em expandir suas fronteiras tanto no território europeu quanto africano (palco importante para muitos dos conflitos que acompanharam as grandes guerras).
Vale ressaltar que a Itália acabou abandonando a Tríplice Aliança no decorrer da guerra. Como havia uma rivalidade entre os italianos e o Império Austro-Húngaro, esta aliança acabou por não se sustentar.
Tríplice Entente
Essa aliança se agrupou durante a década de 1890. Podemos destacar a França como um dos principais atores desse conjunto, sendo responsável por atrair outros países com os mesmos interesses de combater a crescente expansão alemã.
Além dos franceses, Rússia e Inglaterra eram os outros países que formavam este trio. A França se aproximou dos russos financiando seu processo de industrialização nas últimas décadas do século XIX, portanto eles tinham uma dívida que seria transformada eventualmente em uma aliança estratégica contra os interesses alemães e do Império Austro-Húngaro.
Outra nação que estava preocupada com esse crescimento era o reino inglês, compartilhando da ideia francesa de barrar essa expansão antes que tivesse consequências mais drásticas para seus próprios territórios.
Agora que você já tem uma boa ideia de como funcionaram as alianças no período da Primeira Guerra Mundial, vamos te dar um resumo com informações-chave e retomar elementos para que possa revisar e aprofundar seus estudos:
a política de alianças na primeira guerra era dividida entre dois grandes blocos: Tríplice Entente e Aliança;
o miolo do continente europeu era composto pelos países da Tríplice Aliança: Itália, Alemanha e Império Austro-Húngaro;
a Tríplice Entente era composta por países que contornavam geograficamente os anteriores: França, Rússia e Inglaterra;
apesar da união entre cada um dos lados, eles não eram grupos totalmente coesos, tendo disputas entre si que fragmentaram estas divisões;
o continente africano, por conta das práticas coloniais, acabou sendo palco de muitas guerras e outros conflitos como extensão das disputas que ocorriam na Europa.
Por fim, queremos que conheça nosso plano de estudos! É perfeito para quem está precisando organizar seu tempo e otimizar a rotina de estudos.
ESPERO TER AJUDADO HEHE DEU BASTANTE TRABALHO :3