Para que um texto seja considerado texto e não um amontoado de frases soltas, sem nexo, são necessários cuidados na sua construção. Nesse sentido deve se ter como foco os sete fatores de textualidade. Coesão, coerência, intertextualidade, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e situacionalidade. Explique com suas palavras cada um desses conceitos
Respostas
Resposta: Os elementos da textualidade são características superficiais que se aplicam à matéria textual (palavras e frases). Eles são responsáveis por auxiliar na construção do sentido, garantindo a compreensão e interpretação do leitor. Falamos em três elementos principais, que se relacionam internamente no texto.
Explicação:
COESÃO- estabelecer e caracterizar a natureza das relações entre as ideias do texto.
COERENCIA- propriedade que garante a construção de um novo sentido, a partir das relações entre diferentes ideias e conceitos utilizados.
INTERTEXTUALIDADE- refere-se à presença de marcas, semânticas ou formais, de textos produzidos anteriormente no novo texto.
INTENCIONALIDADE- refere-se ao esforço linguístico do locutor (escritor/falante) em expressar a sua mensagem, por meio de um texto coerente e coeso.
ACEITABILIDADE- é o fator referente ao interlocutor (ouvinte/leitor), pois indica a expectativa do receptor em compreender a mensagem do texto.
INFORMATIVIDADE- é o fator que avalia o equilíbrio entre as novas informações e as informações já conhecidas. Nenhum texto produz um sentido totalmente novo, pois sempre considera conhecimentos já existentes.
SITUACIONALIDADE- indica o contexto no qual o texto está inserido, analisando a pertinência ou não da produção textual para a situação comunicativa.