A construção do Muro de Berlim não foi uma exceção na história. Em diferentes proporções, muitos outros muros sociais foram construídos, com base em diversas justificativas. Leia o trecho a seguir e escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “O que leva um povo a aceitar a construção de um muro que o separa de outros povos?”.
Texto
“As cidades muradas da Idade Média eram constituídas para proteger suas comunidades do invasor, da barbárie. Os muros de nossa história contemporânea – construídos por Israel na Cisjordânia, no lado leste da Palestina e pelos Estados Unidos, na fronteira com o México – por trás de uma função comum, que é ‘tentar impedir, de modo absoluto, a transposição, pela população, da fronteira entre duas unidades políticas distintas’, diferenciam-se do seu congênere mais famoso de nosso passado recente, o Muro de Berlim. [...] apesar das consequências trágicas, o Muro de Berlim derivou-se de um período histórico de equilíbrio político [...] entre duas potências [...]. Já os atuais, em território palestino e mexicano, representam a exacerbação do poder, ‘a tirania de poderes desmedidos e sem peias’.
As fronteiras, obsoletas no conceito popular da globalização, estão longe de acabar, mas passam por uma profunda reformulação [...]. ‘Conforme várias vezes afirmou o geógrafo Milton Santos, [...] da mesma forma que as fronteiras podem ser um instrumento de coação e controle, também se apresentam como instrumento de proteção e de emancipação das sociedades nacionais’ [...].”
Respostas
respondido por:
0
a resposta está na última instrumento até nacio
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás