O que significou a Revolução Francesa? *
10 pontos
O rei continuou com seu poder absoluto.
Algumas coisas mudaram, porém o poder ainda prevalecia nas mãos do rei.
Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza.
Respostas
Resposta: Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza.
Pois, a maior parte da riqueza ficava nas mãos da nobreza e na época, a França estava passando por uma forte crise econômica. O objetivo principal derrubar o Antigo Regime (monárquico) e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos, que até então os operários e as mulheres, por exemplo, não tinham direitos perante a lei, as suas condições de vida eram precárias, ou seja, estavam totalmente insatisfeitos com o governo do Rei Luis XVI.
O fato mais significativo é a tomada da prisão da Bastilha, em 14 de julho de 1789. Um mês depois, os franceses promulgaram a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Neste documento foi consagrado o principio de igualdade de todas as pessoas perante a lei. Esta revolução foi um marco na história da humanidade porque inaugurou um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, entre outras conquistas.
No final do século XVIII, a França era um país agrário, com a produção estruturada no modelo feudal. Devido às guerras na América e às más colheitas, a França atravessava uma crise econômica e política. Para resolvê-la, os ministros do rei Luis XVI sugeriram que a nobreza e o clero deviam pagar impostos. Por outro lado, para a burguesia e parte da nobreza era preciso acabar com o poder absoluto do rei Luis XVI.
Espero ter te ajudado com esse pequeno resuminho da Revolução Francesa! Bons estudos! (Pode colocar como a melhor resposta? Eu agradeço!) ❤️