• Matéria: ENEM
  • Autor: amandiinha28
  • Perguntado 4 anos atrás

Qual a importância do empreendedor para o desenvolvimento regional?​faca um texto em 30 linhas

Respostas

respondido por: daviaugusto410
0

Resposta:

Os empreendedores se destacam como agentes de fortalecimento das economias locais, em decorrência de seu poder de promover o crescimento econômico ligado a seus negócios, resgatando recursos, introduzindo criatividade e inovação, respondendo aos desafios que se apresentam como fonte de oportunidades. Segundo Dornelas (2008), o papel do empreendedor foi e sempre será fundamental para sociedade. Portanto, pode-se dizer que o empreendedorismo não é um modismo e sim uma mudança tecnológica, pois elimina barreiras comerciais, culturais, encurta distâncias, globaliza e renova conceitos econômicos, cria relações e novos empregos quebram paradigmas e geram renda para a sociedade.  

O empreendedorismo no Brasil surgiu e tomou forma na década de 90, quando as entidades SEBRAE (Serviços Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para exportação de Software) foram criadas. Desde então, de acordo com fontes IBGE, o Brasil vem se destacando como um país empreendedor e nos últimos anos esta atividade foi estimulada pela crise financeira e pela alta taxa de desemprego   cerca de 12 milhões de pessoas. Em 2015, no relatório anual do GEM  foi destacado que a taxa de empreendedorismo (TTE) foi de 39% comparada com a TTE de 2014 que foi de 34,4%.  

No Brasil em 2012, 14,4 milhões de pessoas estavam envolvidas com alguma atividade empreendedora, ou seja, um em cada sete brasileiros que têm entre dezoito e sessenta e quatro anos de idade está abrindo negócio próprio. O Brasil tem uma taxa de empreendedorismo (porcentagem de 36 pessoas que abrem a própria empresa em relação à população economicamente ativa) maior do que a média mundial: 13,5% contra 12%%.Atualmente no Brasil, o empreendedorismo esta no auge, ou seja, pode ser classificada como a era do empreendedorismo, Oliveira (1995) faz referências a uma das razões que justificam aquecimento da atividade empreendedora no Brasil.    

O espírito empreendedor vem sendo reconhecido mundialmente até mais que do que países como Canada, Estados Unidos, Itália e França. Segundo Oliveira (1995) mesmo que não pareça o apoio à atividade empreendedora por órgãos governamentais e privados está bem difundida no Brasil, porém apesar de todo apoio e incentivo a taxa de mortalidade destes pequenos negócios e bem significativo.

Explicação:

Perguntas similares