6. O mandacaru (Cereus jama-
caru) é um cacto tipico da
Caatinga Importante para
à cultura sertaneja, ele
está associado a ambientes
secos e quentes.
a) Quais são as adaptações
dessa planta para sobre-
viver em um ambiente
desse tipo?
b) Que adaptações pode-
riam ser encontradas
nos animais que vivem
nesse ambiente?
Respostas
a) Por não ter folhas, a espécie não faz sombra e os espinhos ajudam em sua defesa em animais herbívoros. O fruto e a flor do mandacaru é um alimento para aves e abelhas.
b) Grandes dimensões corporais para perde o excesso de calor, acréscimo de escamas para se alto proteger do do calor ambiental.
A questão aborda a fisiologia vegetal e as adaptações de uma determinada planta da caatinga. Vamos analisar o que se pede:
6.
a. A planta chamada de Mandacaru é típica da caatinga, como dito no enunciado, então podemos inferir que ela deve se adaptar a um clima quente, seco, com períodos muito longos de seca e solo pobre em minerais. Desse modo, as adaptações dessa planta devem girar em torno da economia de água para as épocas de estiagem. Esse cacto apresentará raízes profundas, para conseguir água e minerais nas rochas mais profundas, e espinhos, que são uma forma de se fechar a cutícula da folha, para não perder água por meio da evapotranspiração.
b. Os animais desse local passam também pela seca, como as plantas, mas também passam pela privação de alimento, devido as condições, e sofrem com o aumento da temperatura corporal devido às altas temperaturas do local. Nesse caso, os animais em sua maioria possuem pele ou pelos de cor clara, para refletir o calor, com predominância de animais ectotermos, cuja regulação da temperatura corporal é feita por eles mesmo, e a temperatura não é constante. Além disso, a alimentação desses animais não é seletiva, comem de tudo e o que há.
Espero ter ajudado!