6. Na prática quais as diferenças entre os alimentos in natura e os alimentos industrializados?
Justifique.
Respostas
Resposta:
alimentos in natura não passam por processamentos industrializados.
Alimentos in natura – são obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza. Exemplos - legumes, verduras, tubérculos, castanhas, nozes, carne bovina, suína, aves e pescados frescos.
Alimentos processados – são fabricados, essencialmente, com adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processados. Eles são derivados diretamente de alimentos e são reconhecidos como versões dos alimentos originais. Exemplos - queijos, pães, sardinhas enlatadas, frutas em calda e frutas cristalizadas. A partir daí, já se percebe a principal diferença entre alimentos naturais e industrializados.
Alimentos ultraprocessados – são feitos inteiramente ou principalmente de substâncias extraídas de alimentos, como óleos, gorduras, açúcar, amido e proteínas; substâncias obtidas por reações químicas a partir de componentes de alimentos, como amido modificado e gorduras hidrogenadas; e substâncias sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas, como petróleo e carvão, a exemplo de aromatizantes, corantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes. Exemplos - refrigerantes, biscoitos recheados, embutidos, sorvetes e pães de forma.