Respostas
Resposta:
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
autora: Heide Miranda da SILVA
Qual a diferença entre Dados, Informação e Conhecimento ???
Dados, informação e conhecimento: lidamos com esses elementos o tempo todo, em vários sistemas, seja em casa, nas empresas, escolas, igreja, etc. Ouvimos muitos termos relacionados como processamento de dados, sistemas de informação, gestão de conhecimento, entre outros. Mas qual a diferença entre Dados, Informação e Conhecimento?
Dados
Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada que ainda não apresenta relevância. Os dados representam um ou mais significados de um sistema que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.
Em uma pesquisa eleitoral, por exemplo, são coletados dados, isto é, cada participante da pesquisa fornece suas opiniões e escolhas sobre determinados candidados, mas essas opiniões não significa muita coisa no âmbito da eleição. Só depois de ser integrada com as demais opiniões é que teremos algo significativo.
Informação
Informação são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem contribuir no processo de tomadas decisões. Sistemas sequenciais são passíveis de sofrer fluxos de informação.
No exemplo da pesquisa eleitoral, os pesquisadores retem dados dos entrevistados, mas quando inseridos no sistema e processados produzem informação. Essa informação expressa o estado do sistema social, em termos e preferências e revela quem tem mais chance de ser eleito, entre outras.
Conhecimento
O conhecimento vai além da informação, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação.
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; conhecimento da estrutura e função de determinados sistemas. O saber, a instrução ou domínio científico estão relacionados com o conhecimento.
A informação são valiosas na compreensão dos sistemas, mas o conhecimento constitui um estágio superior. O conhecimento é capaz de contribuir na produção de novas idéias, por outro lado a informação por si só não é suficiente para ampliar o saber o humano. Portanto o conhecimento exige do sujeito cognoscitivo (*) a capacidade de identificar o que é importante e assim gerar o saber. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada.
Explicação: