Usando um exemplo matemático para reforçar seu argumento, Platão mostrou que o verdadeiro conhecimento é alcançado pela razão em vez dos sentidos. Ele afirmou que podemos formular em bases lógicas que o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos catetos, ou que a soma dos três ângulos internos de qualquer triângulo é sempre 180 graus. Sabemos da veracidade dessas afirmações, ainda que o triângulo perfeito não exista em nenhum lugar no mundo natural. Apesar disso, conseguimos apreender o triângulo perfeito (ou a linha reta perfeita, ou o círculo perfeito) em nossas mentes, usando a razão. Platão especulou então, se tais formas perfeitas poderiam existir em algum lugar.
O LIVRO DA FILOSOFIA, pg. 53. Editora GLOBO.
O raciocínio leva Platão a concluir que
a) a realidade é dividida em "ideal" e "material", a primeira nos dá o conhecimento matemático e a segunda o experimental.
b) existe uma "realidade ideal", em que somente os conceitos matemáticos habitam, por isso a matemática seria um saber perfeito.
c) deve haver um mundo de ideias, ou formas, totalmente separado do mundo material e que só pode ser alcançado a partir da razão.
d) a matemática fornece um conhecimento completamente racional na medida em que obtemos conceitos exatos a partir de experiências.
e) o conhecimento deve ser produzido a partir dos sentidos, visto que a partir deles a razão se desenvolverá e gerará conceitos universais.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra C
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás