QUESTÃO 1
A empresa Educa Mais Ltda passou recentemente por algumas mudanças internas e reestruturações de processos, tornando as atividades rotineiras mais ágeis e práticas para os colaboradores. Durante o processo de transição do modelo de atuação antigo para o modelo novo e mais ágil, o diretor geral da empresa decidiu implementar as melhores práticas de gerenciamento de projetos com o objetivo de melhorar a efetividade de todas as mudanças que estavam acontecendo. A ideia do diretor geral da empresa estava em utilizar a metodologia que atendesse as necessidades dos clientes (empregados internos), que minimizasse a quantidade de atividades burocráticas, que gerasse praticidade e também fosse passível de adaptações e mudanças frequentes.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando o caso hipotético apresentado e as características das metodologias tradicional e ágil, apresente as principais diferenças entre a metodologia tradicional e a metodologia ágil de gestão de projetos e indique qual destas duas metodologias pode ser considerada a mais adequada para a empresa Educa Mais Ltda. Justifique sua resposta.
Não é cópia. Nota alta / máxima.
(19) 98773.4238
Não é cópia. Nota alta / máxima.
(19) 98773.4238
Não é cópia. Nota alta / máxima.
(19) 98773.4238
Não é cópia. Nota alta / máxima.
(19) 98773.4238
Respostas
Resposta:
As metodologias tradicionais se baseiam, em etapas mais rígidas e controladas, enquanto as metodologias ágeis se fundamentam na flexibilidade e adaptabilidade das estratégias.
Nas metodologias tradicionais, há uma figura central no monitoramento das demandas. Normalmente, é o líder da área quem responde por todo o processo e delega as atividades.
Nas metodologias ágeis, a macroestrutura é dividida em equipes multidisciplinares que possuem autonomia para a tomada de certas decisões, se assemelhando mais a um “organismo vivo” do que uma “pirâmide”.
Os métodos tradicionais se baseiam em um modelo mais rígido, ou seja, existem etapas predefinidas que devem ser cumpridas de maneira sequencial para que o projeto seja concluído.
Ou seja, há um início, meio e fim que não pode ser rompido (pelo menos na teoria), desde o planejamento, passando pelo controle do orçamento, chegando aos testes e resultado final até a implantação de fato.
Nas metodologias ágeis, como por exemplo o Scrum, o funcionamento é diferente. Em vez de seguir um modelo predefinido, com uma única grande entrega final, existem entregas parciais que facilitam a gestão de mudanças que podem ocorrer durante o projeto.
Essas entregas de valor constantes também aumentam as chances de sucesso, afinal, funcionam como um termômetro do que o cliente realmente almeja e fazem com que as etapas seguintes sejam focadas na necessidade do usuário.
Desse modo, há mais flexibilidade e velocidade na resolução dos problemas, evitando erros que podem comprometer o resultado final.
As principais diferenças entre a metodologia tradicional e a metodologia ágil na gestão de projetos estão nas metodologias; enquanto a Tradicional utiliza metodologias mais rígidas e controladas , as ágeis são mais flexíveis e possuem estratégias mais adaptáveis.
Desta forma as principais diferenças estão nos seguintes características:
- Hierarquia: Na metodologia tradicional há uma figura central no monitoramento das demandas , representando uma uma pirâmide; Enquanto nas Ágeis há uma macro estrutura, dividida em equipes multidisciplinares, possuindo autonomia para a tomada de determinadas decisões, ou seja, se assemelha a um organismo vivo, na qual as partes se complementam. Como exemplo de estruturas Ágeis podemos citar: OKR, SCRUM.
- Rigidez x flexibilidade: Enquanto a Tradicional possui maior rigidez, na qual existem etapas predefinidas que devem ser cumpridas de maneira sequencial com início, meio e fim e que não podem ser rompido. As metodologias ágeis possuem maior flexibilidade, em vez de seguir o modelo predefinido permite entregas parciais e permitem a gestão de mudanças durante o projeto, adequando-se assim as necessidades dos clientes e aumentando a entrega de valor ao usuário/cliente, o que permite maior agilidade na resolução de problemas durante todo o processo.
- Controle do Orçamento: Nas metodologias tradicionais o orçamento é definido a longo prazo, o que se faz diferente nas metodologias Ágeis na qual se administra o custo do projeto a partir das etapas ,buscando reduzir custos e/ou buscar oportunidades de melhores resultados.
- Documentação: Na Tradicional utiliza-se de estratégias de documentação determinando toda a ordem do desenvolvimento do projeto. Já as Ágeis possibilitam revisar e reformular as tarefas , desde que essa prática contribua para uma entrega mais prática.
Importante ressaltar que não há metodologias certas ou erradas, mas sim , aquela que mais se adequa aos objetivos da organização.
Nesse sentido, para a empresa Educa Mais a metodologia mais adequada está nas metodologias ágeis, tendo em vista a necessidade de atender as necessidades de seus clientes internos, minimizar burocracias , sendo estratégias facilitadoras do processo de mudança para o devido crescimento e desenvolvimento da empresa, aumentando assim sua competitividade e eficiência nos processos.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/25881263