Leia o texto e responda:
“Até 1924 houve uma preocupação com a renovação estética. Modernizar significava incorporar o Brasil ao “concerto das nações cultas”, isto é, incorporar a parte ao todo universal, de forma imediata. Em 1924, houve um redirecionamento do Modernismo, com a publicação do Manifesto do Pau-Brasil, de Oswald de Andrade. Nesse momento, passou-se a exigir que o processo de modernização não fosse mais feito de forma imediata, pela simples adoção de linguagens artísticas modernas, mas que ele dependia da afirmação de traços nacionais da cultura brasileira. ”
(Eduardo Jardim. Entrevista. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 7, n. 77, fevereiro 2012, p. 38)
A “crise dos anos 20” ou “crise da Primeira República” foi um período de críticas à ordem política e social vigente e de reflexões sobre a identidade nacional brasileira. O movimento artístico e literário modernista, no Brasil, foi uma das expressões da crise dos anos 20.
a) Identifique Uma proposta do modernismo brasileiro, justificando sua relação com a crise dos anos 20.
b) Caracterize outro movimento que foi expressão da crise dos anos 20.
Respostas
Resposta:a) O modernismo brasileiro teve como característica principal a preocupação com a afirmação da especificidade e da singularidade cultural brasileira, assim compreendida como uma busca por uma identidade nacional. Essa perspectiva impregnou o ambiente político e intelectual da época, que se caracterizou pela demanda por um governo adequado à “realidade nacional”, assim como pela formulação de projetos para a reordenação social e a incorporação do “povo”. Nesses termos, a formulação modernista foi um paradigma, nos anos 20, para os projetos de transformação da sociedade e do Estado oligárquico.
b) A crise dos anos 20 se expressou através dos projetos formulados por vários movimentos sociais, entre os quais: - o tenentismo, liderado por jovens oficiais do Exército descontentes com os interesses particularistas das oligarquias estaduais; - o movimento dos educadores, preocupado com a constituição de um sistema escolar brasileiro e com a formulação de novas práticas educacionais; - o movimento dos higienistas, que investiu na criação de órgãos públicos para a promoção do saneamento e da saúde pública; - o movimento operário, organizado através de sindicatos para a reivindicação da promulgação de leis de proteção ao trabalho.
Explicação:espero ter ajudado ....clik no obg pra mi ajudar..por favor
.......