Analise as afirmações a seguir:
I - As formas concretas de estratificação podem ser reduzidas a três tipos fundamentais: a. estratificação econômica, a desigualdade da situação econômica ou financeira dos indivíduos dá origem a uma divisão em ricos e pobres, significando a existência da estratificação econômica; b. estratificação política, da mesma forma que há a desigualdade econômica entre os indivíduos, há a diversidade política em uma mesma sociedade, decorrente da distribuição não uniforme de poder, de autoridade (dirigentes e dirigidos), de prestígio, de honrarias e de títulos, e c - estratificação profissional: se as diferentes ocupações dos indivíduos na sociedade se apresentam hierarquizadas no que diz respeito à valorização social, ao grau de prestígio, significa que a sociedade possui estratificação profissional.
II - A sociedade precisa distribuir os seus integrantes pelas mais variadas posições sociais. Precisa garantir que as posições sejam preenchidas e cuidar para que os seus respectivos ocupantes reúnam os talentos e as competências adequados. As recompensas, como dinheiro e prestígio, são baseadas na importância da posição e na escassez relativa de pessoas qualificadas. A estratificação é universal e que a desigualdade social é necessária como motivação para que as pessoas preencham posições importantes.
III - Os grupos sociais diferem e organizam hierarquicamente a partir da propriedade ou não propriedade dos meios de produção. Assim, é possível identificar e definir os grupos sociais pelo modo de inserção na estrutura produtiva, caracterizando esses modos a partir das relações de propriedade sobre os meios de produção que possibilitam o controle do processo de trabalho e a apropriação de seus produtos. A classe dominante manipula os sistemas econômico e político, visando a manter sua vantagem econômica e política.
IV - Existe uma distinção entre as três dimensões da sociedade: a ordem econômica, representada pela classe, a ordem social, pelo status ou “estado” e a ordem política, pelo partido. Cada uma das três dimensões possui uma estratificação própria: o interesse econômico é fator que cria uma classe, podendo-se até considerar que as classes estão estratificadas segundo suas relações com a produção e a aquisição de bens; a estratificação econômica é, portanto, representada pelos rendimentos, bens e serviços que o indivíduo possui ou de que dispõe. Os grupos de status estratificam-se em função do princípio de consumo de bens, representados por estilos de vida específicos; a estratificação social é, portanto, evidenciada pelo prestígio e honra desfrutados. A dimensão política manifesta-se pelo poder; a estratificação política é, assim, observada por meio da distribuição do poder entre grupos e partidos políticos, entre indivíduos no interior dos grupos e partidos, assim como entre os indivíduos na esfera da ação política.
Em relação à estratificação social, quais das afirmações acima representa a teoria funcionalista?
Escolha uma opção:
a. II e IV
b. III
c. II
d. I
e. I e II
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
alternativa b
Explicação:
alternativa b
aquillalima686:
fiquei em duvida na D e B
respondido por:
0
A estratificação na realidade é baseada como a divisão de classes, nela, os indivíduos que ocupam a última camada não avançam para a primeira, sendo esse um olhar que afeta as relações sociais, ideológicas, políticas e até mesmo de convivência com os grupos. Apenas a alternativa III.
Como diferenciamos os aspectos da estratificação?
Um ponto de destaque para a desigualdade social, que surge a partir de um conceito similar a estratificação social e a divisão de castas, está na soberania de um determinado grupo sobre outro, neste caso a classe financeiramente favorecida, sobre a financeiramente segregada.
Sobre a estratificação social:
https://brainly.com.br/tarefa/7315831
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás