• Matéria: Sociologia
  • Autor: manuhsantana20ozm9y0
  • Perguntado 4 anos atrás


Texto da questão
Karl Marx, um filósofo social e economista alemão, contribuiu para o desenvolvimento da sociologia, salientando que as relações sociais decorrem dos modos de produção (fator de transformação da sociedade). Segundo Marx o fator econômico é determinante da estrutura do desenvolvimento da sociedade. Em relação aos primeiros pensadores da sociologia, avalie as afirmações a seguir sobre Karl Marx e sua perspectiva, e identifique qual delas não é uma proposta verdadeira de Marx.

I - A História demonstra a diferenciação progressiva das sociedades: de pequenas coletividades nômades, homogêneas, indiferenciadas, sem nenhuma organização política e de reduzida divisão de trabalho, as sociedades tornam-se cada vez mais complexas, mais heterogêneas, compostas de grupos diferentes, mais numerosos, onde a autoridade política se torna organizada e diferenciada, aparecendo uma multiplicidade de funções econômicas e sociais, exigindo maior divisão de trabalho.

II - O homem, para satisfazer suas necessidades, atua sobre a natureza, criando relações técnicas de produção. Todavia, essa atuação não é isolada: na produção e distribuição necessárias ao consumo, o homem relaciona-se com outros seres humanos, dando origem às relações de produção. O conjunto dessas relações leva ao modo de produção. Os homens desenvolvem as relações técnicas de produção por meio do processo de trabalho (força humana e ferramentas), dando origem a forças produtivas que, por sua vez, geram um determinado sistema de produção (distribuição, circulação e consumo de mercadorias); o sistema de produção provoca uma divisão de trabalho (proprietários e não proprietários das ferramentas de trabalho ou dos meios de produção) e o choque entre as forças produtivas e os proprietários dos meios de produção determina a mudança social.

III - Para Marx, a sociedade divide-se em infraestrutura e superestrutura. A infraestrutura é a estrutura econômica, formada pelas relações de produção e forças produtivas. A superestrutura divide-se em dois níveis: o primeiro, a estrutura jurídico-política, é formado pelas normas e leis que correspondem à sistematização das relações já existentes; o segundo, a estrutura ideológica (filosofia, arte, religião etc.), justificativa do real, é formado por um conjunto de ideias de determinada classe social que, por meio de sua ideologia, defende seus interesses.

IV - Sendo a superestrutura determinante, toda mudança social se origina das modificações nas forças produtivas e relações de produção. De acordo com essa teoria, Marx, juntamente com Engels, chegou a uma classificação de sociedades segundo o tipo predominante de relações de produção: a comunidade tribal, a sociedade asiática, a cidade antiga, a sociedade germânica, a sociedade feudal, a sociedade capitalista burguesa (comercial; manufatureira e industrial; financeira e colonialista) e a sociedade comunista sem classes (que se instalaria pela ditadura do proletariado).



Em relação as afirmações supracitadas, não é uma proposta Marxista o que se afirma em:




Escolha uma opção:
a. II e IV
b. II
c. IV
d. III e IV
e. I ​

Respostas

respondido por: artbsb1
1

Resposta:

D

Explicação:

Perguntas similares