Respostas
Resposta:
No esporte, essa disparidade e a dificuldade de inserção e destaque feminino podem ser facilmente observadas. Antigamente, a maior parte das modalidades era composta apenas por times masculinos, como futebol, por exemplo, já que era considerado um esporte “de homem”. E esse conceito surgiu bem lá atrás, na Grécia Antiga, onde se acreditava que as mulheres ficariam masculinizadas com exercícios, além de considerarem que elas não tinham condições físicas para a prática de esportes.Na contramão das estatísticas, projetos sociais e iniciativas individuais tentam driblar a falta de recursos públicos para aumentar o acesso das mulheres ao esporte.
vamos agora falar sobre as melhores atletas do basquete:
BECKY HAMMON
Além de ter sido a primeira mulher contratada por um time da NBA, Becky tem uma história muito inspiradora para qualquer pessoa. Ela cresceu em South Dakota, onde fez o ensino médio, e jogou o universitário na Colorado State University, ambos sem tradição no basquete.
TAMIKA CATCHINGS
Sempre foi um dos maiores exemplos de “fairplay” e liderança na WNBA. Foi uma jogadora incrível, campeã da WNBA, MVP, cinco vezes melhor defensora, quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas e duas em Mundiais com a seleção dos Estados Unidos.
DAWN STALEY
Não jogou muito tempo na WNBA, teve uma carreira maior no exterior e como jogadora da seleção. A WNBA foi inaugurada em 1999, ela encerrou sua carreira como profissional em 2005. Mas ganhou três ouros olímpicos com os EUA e vem fazendo história como técnica na NCAA. Em 2008, chegou na South Carolina University e mudou totalmente o programa, levando a equipe a quatro torneios nacionais da NCAA seguidos.
ÉRIKA DE SOUZA
Tenho um carinho muito especial por ela. Tive a oportunidade de acompanhar sua carreira de perto por um tempo e o que as pessoas veem dentro de quadra não chega perto do quão incrível ela é como pessoa. Como jogadora, é sem sombra de dúvidas o nome mais bem sucedido do basquete feminino brasileiro no exterior.
ADRIANINHA
Quando eu jogava basquete eu tinha que me inspirar nas armadoras e nas jogadoras mais baixas. Becky Hammon e Adrianinha eram minhas preferidas. Passei a acompanhar mais a Adrianinha porque estava aqui no Brasil. Quanto mais a via, mais admirava sua habilidade e inteligência dentro de quadra. Os passes, os arremessos de três pontos, as bandejas… tudo sempre feito com maestria
BREANNA STEWART
Mesmo nova já coleciona títulos com a seleção dos EUA. Sem contar que foi a primeira jogadora a ganhar quatro títulos da NCAA, com a UConn. Fora de quadra é uma das jogadoras mais ativas (entre novatas e veteranas) para falar sobre questões sociais, como igualdade racial e de gênero