Urgente Preciso Pra Agora
PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS HISPANO-AMERICANAS
De modo geral, ao se efetivar o processo de independência, as ex-colônias, desligadas da metrópole, passaram a ter o controle de sua vida política, econômica e social. Mas as elites dos novos Estados mantiveram as características tradicionais das colônias. Assim, não houve mudanças significativas no plano social e econômico das ex-colônias.
A Inglaterra foi o primeiro país a fazer a Revolução Industrial. Tinha, portanto, uma burguesia organizada, com fábricas cuja produção precisava de mercados consumidores. Ao apoiar a independência das colônias espanholas e portuguesas, o governo da Inglaterra estava interessado em capitalizar sua economia. Por outro lado, as elites coloniais estavam interessadas em vender seus produtos agrícolas no mercado internacional. Com a fragmentação política resultante do fim do processo de independência, as ex-colônias foram aos poucos entrando em um processo de endividamento e dependência em relação aos ingleses.
Com base no texto, preencha o quadro abaixo.
Principais consequências da independência das colônias hispano-americanas
Políticas -------------------------Sociais-------------------------Econômicas
guilhermeoliveirarod:
alguem respondeeeeeeeeeee
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
A principal consequência, além da solidificação do trabalho escravo na América e o estabelecimento do Império Espanhol como uma potência econômica europeia, a colonização espanhola no continente americano causou o aumento do fluxo de metais preciosos para a Europa, necessários para a confecção das moedas, e símbolo da riqueza nacional (metalismo, quanto mais metais preciosos nos cofres públicos, mais "desenvolvida" a nação seria). O aumento da quantidade de metais preciosos foi tão intensa que causou a Revolução dos preços, gerando processos inflacionários nas economias europeia
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás