Respostas
Resposta:
Com a derrota chinesa na Guerra Sino-japonesa (1894-95), vários territórios como a Ilha Formosa e a Manchúria foram perdidos. Ademais, com o enfraquecimento do poder imperial chinês, a Coreia declarou sua independência à China.
Além disso, a exploração econômica realizada pelas potências ocidentais, as quais inundavam a China com produtos modernos e valores ocidentais, geravam revolta entre a população chinesa.
Dentre as mais controversas situações estão a concessão de privilégios jurídicos e econômicos aos estrangeiros, como a extraterritorialidade, que os isentava da lei chinesa.
Além disso, motivos estruturais, como a vulnerabilidade as catástrofes, pobreza generalizada, bem como a inabilidade do governo dos Qing em controlar a violência na região também motivaram a revolta.
Com o fim da revolta, a China teve que aceitar imposições das potências ocidentais, como: a execução por mãos chinesas dos políticos e militares ligados aos boxers; a proibição de qualquer atividade hostil aos estrangeiros, bem como a importação de armas; entrega de fortes militares e estradas de ferro para controle estrangeiro; além de uma pesada indenização a ser paga aos vitoriosos.