• Matéria: Português
  • Autor: Matrios14
  • Perguntado 4 anos atrás

Disserte sobre como os processos de metalinguagem e metaficção se configuram na obra A Hora Da Estrela de Clarisse Lispector.
PORFAVOR ME AJUDEM PRECISO PARA HOJE

Respostas

respondido por: gabrielalima24p8xs7a
0

Resposta:

Clarice Lispector criou um narrador fictício, Rodrigo S.M, que relata a vida da jovem nordestina Macabéa, ao mesmo tempo em que reflete sobre os sonhos, as manias e os conflitos internos da garota.

Em “A Hora da Estrela”, ficam visíveis algumas das principais características dos autores da terceira fase modernista no Brasil (posteriores aos romances regionalistas).

análise mais aprofundada dos personagens, que revela, por meio da narrativa interior, o fluxo de consciência e o intimismo.  

há a preocupação por uma linguagem mais elaborada, com a presença das digressões, o uso inusitado da pontuação, ou mesmo sua ausência, as metáforas e a metalinguagem.

a autora deixa claro que se converterá em um ser fictício, Rodrigo S.M., como se fosse outra faceta de sua personalidade, o que não compromete a consciência de sua individualidade.  

Clarice tenha optado por se tornar um narrador masculino para poder ser mais agressiva e menos sentimental, o que caracterizaria uma ironia da autora em relação à condição da mulher na sociedade, vista normalmente como um ser frágil e piegas

A obra possui, também, uma peculiaridade antes do início da narrativa, na primeira página, o título do livro, seguido de 13 outros títulos, inclusive um repetido, além da assinatura manuscrita de Clarice.

tenta resumir pra nao fica grande a res-posta ok

Perguntas similares