6- A Revolução Industrial costuma ser dividida em três fases ou etapas: Primeira,
Segunda e Terceira Revolução Industrial. Escreva detalhadamente sobre cada uma
dessas fases.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A 1ª Revolução Industrial foi causada pela excedente falta de mão de obra disponível resultado do êxodo rural na Inglaterra. Havia, ainda, o abundante mercado consumidor e o acúmulo de capital para a burguesia, juntando a procura à possibilidade de investimento nas fábricas.
O impacto na vida em sociedade foi intensa, havendo um grande progresso científico e tecnológico, bem assim o surgimento dos sindicatos de trabalhadores e o início da consciência da importância de evitar a poluição ambiental, à época, causada principalmente pela fumaça da queima do carvão.
Os meios de transporte foram evoluídos, bem assim o maquinário, e houve ainda o desenvolvimento do liberalismo econômico.
A nível mundial, a Revolução Industrial impactou no distanciamento dos países no que tange ao poder econômico e político, tendo em vista que nem todos os países passaram pela industrialização de imediato, mantendo-se como fornecedores de matérias primas e produtos agrícolas para os mais desenvolvidos industrialmente.
A segunda fase, por sua vez, começa em torno do século XIX, tendo duração entre os anos de 1850 e 1950. O progresso científico e tecnológico começa a se expandir para a França e Alemanha, além de outros países da Europa.
Durante essa fase foi inventada a lâmpada incandescente, os meios de comunicação como telégrafo, cinema, rádio, televisão e telefone, e houveram significativos avanços na medicina e na química com a descoberta das vacinas e dos antibióticos.
Os avanços nos processos de utilização do aço permitiram que fossem possíveis a construção de máquinas e fábricas, bem assim das pontes e para a construção dos trilhos das ferrovias.Além disso, foi nesse período que foram inventados o avião e o automóvel. A fonte de energia começou a ser substituída pelo petróleo, que além de servir como combustível, foi usado para a produção de produtos derivados, como o plástico, por exemplo.
A terceira revolução industrial teve início em 1950 e perdura até os dias atuais. O avanço tecnológico foi ainda mais intenso com o surgimento dos computadores, a criação da internet, o desenvolvimento da robótica e da eletrônica, bem como da engenharia genética e da biotecnologia.
Surge a energia atômica, que tinha como ideia original a geração de energia, mas acabou sendo usada ao final da Segunda Guerra como bomba. A conquista espacial também é um marco desse período, com a viagem à Lua.
Os direitos trabalhistas começam a se ampliar e a modernização das indústrias se intensificou ainda mais, e a importância das fases da Revolução Industrial podem ser sentidas até hoje.