Enunciado:
Num canteiro de obras para construção de uma edificação térrea com 200 m2, uma agência bancária, o pedreiro está exposto a vários agentes de risco: físico, químico, ergonômico, de acidentes, podendo também estar exposto aos agentes de risco biológico.
A construtora, empresa que admite empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, determinou medidas de prevenção de acidentes, informou os riscos presentes nas tarefas do pedreiro, fiscaliza o cumprimento das medidas de controle: efetua manutenção nas máquinas e equipamentos, fornece e fiscaliza o uso de equipamentos de proteção individual, efetua treinamentos, capacitações, entre outras medidas.
Fonte: Adaptado de BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Constituição (1978). Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978e. Disposições gerais.
Embora haja várias medidas de prevenção, para que a possibilidade de acidente seja remota, e sendo as doenças do trabalho e profissional equiparadas ao acidente do trabalho, como a empresa confirma a eficácia das medidas de controle implementadas em conformidade com as Normas Regulamentadoras?
AMGDIO:
manoronha, bom dia. tenho a mesma dúvida. conseguiu evoluir esta questão? tem como publicar?
Respostas
respondido por:
0
Além das práticas descritas, é preciso que ocorra a promoção de um ambiente seguro para o trabalhador, de forma que ocorra o adequado conhecimento dos riscos em que se encontram expostos.
De acordo com a norma regulamentadora número 17 (NR17) que envolve os aspectos sobre a ergonomia do trabalho, é responsabilidade do empregador a realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), que descreve a avaliação dos riscos ergonômicos da empresa.
Bons estudos!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás