Respostas
Explicação:
A atividade mineradora é responsável por grandes impactos ambientais. Mas, para mudar essa realidade e avançar para um cenário onde a produtividade e a consciência ambiental andem juntas, muitas empresas do setor estão adotando medidas baseadas no respeito ambiental. Um dos aspectos deste tipo de mineração é o reaproveitamento de rejeitos para a fabricação de tijolos, confecção de asfalto e pavimentação de vias.
A economia de água também é um tópico que deve ser considerado. Cerca de 70% das minas operadas por grandes empresas estão em países onde a escassez de água é um grande risco. Logo, o uso consciente da água é a principal motivação para o aumento do interesse no desaguamento de rejeitos. Assim, as mineradoras devem adotar métodos de filtragem inteligentes, que ajudem a potencializar a recuperação de água e, portanto, preservem a entrada de água, ou que forneçam uma solução eficiente para o empilhamento a seco.
Reflorestamento é a regeneração natural ou intencional de florestas e matas que foram esgotadas anteriormente, geralmente devido ao desmatamento. O reflorestamento pode ser usado para a manutenção de matas ciliares, reconstruir habitats naturais e ecossistemas, melhorar a qualidade de vida humana, através da absorção da poluição e da poeira do ar, mitigar o aquecimento global por meio do sequestro de carbono da atmosfera e para a extração vegetal, em especial de madeira.
O reflorestamento pode ser também uma forma de manejo sustentável procurando evitar a extinção de espécies e melhorar ou manter a qualidade de vida de uma região.