EXERCÍCIO: 1) Escreva sobre Toulouse-Lautrec e Cézanne, o que suas percepções contribuíram para as artes visuais. Depois, no verso da folha faça uma composição utilizando a técnica do Pontilhismo.
Respostas
Resposta:
Toulouse Lautrec (1864-1901) foi um pintor pós-impressionista e desenhista francês, famoso por suas litografias e pôsteres dos salões de dança e cabarés do final do século XIX em Paris.
Henri Marie Raymond de Toulouse- Lautrec Monfa, conhecido como Toulouse Lautrec, nasceu em Albi, próximo a Toulouse, no sudoeste da França, no dia 24 de novembro de 1864. Filho do Conde e da Condessa de Toulouse- Lautrec Monfa, primos em primeiro grau, herdara uma doença congênita nos ossos.
Viveu grande parte de sua infância no Château du Bosc, a casa do avô. Seu pai e um tio eram bons desenhistas e incentivavam o pequeno Henri. Com 14 anos, após duas fraturas sucessivas nas pernas, comprometeram o desenvolvimento dos membros inferiores. Enquanto se recuperava, fez várias pinturas.
No início de 1882, Lautrec mudou-se para paris, acompanhado de sua mãe. Ingressou no estúdio de Léon Bonnat, defensor das normas acadêmicas e contra os impressionistas, não gostava dos desenhos de Lautrec. Em 1983, tomou como mestre Fernand Cormon, cujo estúdio ficava em Montmartre, que se tornou o paraíso dos artistas. Em 1885, Lautrec já se dedicava inteiramente à pintura.
As Noites no Moulin Rouge
Em 1886, com uma mesada dos pais, Lautrec monta um estúdio e passa a frequentar a vida noturna do bairro. Os cabarés e os bordéis viraram seu segundo lar, um ambiente que seus pais nunca aceitaram em ver o filho. Para uma dessas casas, a Bruant’s Militon, Lautrec fez vários cartazes. Em 1889 foi inaugurado mais um cabaré, o luxuoso, Moulin Rouge, onde o pintor passou a frequentar e passava horas, munido de um bloco, anotando tudo que observava ao ser redor, entre um gole de absinto e outro de gim.
Tolouse-Lautrec
Em 1891, Lautrec fez o primeiro cartaz publicitário do Moulin Rouge, que é uma das representações mais famosas do cabaré, e graças a ele, Lautrec tornou-se famoso da noite para o dia. Durante essa década, produziu muitas gravuras – para álbuns de colecionadores, cardápios, programas de teatro e livros. Tornou-se o maior criador de cartazes de Paris.
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
Toulouse-Lautrec
Nascido na nobreza, herdeiro de uma linhagem aristocrática francesa, seu pai era o Conde Alphonse de Toulouse-Lautrec-Monfa, e sua mãe Adéle Tapié de Céleyran. Seus pais queriam que o filho seguisse com esmero o mesmo caminho nobre de toda a sua família, tanto materna quanto paterna.
Toulouse-Lautrec sofria de uma doença genética rara, a Pycnodysostosis, que ficou mais tarde conhecida como Doença de Toulouse-Lautrec. Trata-se de uma doença autossômica recessiva caracterizada por ossos frágeis e baixa estatura. Henri não ultrapassou a altura de 1,52 m, tornando-se um homem com corpo de adulto, mas com pernas curtas de menino.
Aos dezesseis anos foi estudar pintura com Léon Bonnat, professor rígido que não o agradava. Logo depois foi estudar com Fernand Cormon, cujo estúdio ficava nas ladeiras suburbanas de Montmartre, em Paris. Foi lá que Lautrec descobriu a inspiração que lhe faltava. Mudou-se para aquele bairro, de má fama, e encontrou seu lugar entre trabalhadores e artistas de caráter duvidoso. Começava sua nova vida.
Cézanne
Paul Cézanne nasceu em 19 de janeiro de 1839 na cidade francesa de Aix-en-Provence. Já com dez anos começou a fazer aulas de desenho. No entanto, por insistência de seu pai, entrou para a faculdade de Direito.
Em 1861 mudou-se para Paris com o intuito de estudar na escola de Belas Artes. Contudo, não foi aceito no Instituto e por isso, retornou à sua cidade natal. Ali permaneceu somente um ano, pois decidiu voltar à Paris.
Já na capital, Cézanne se candidatou para a Académie Suisse onde conheceu diversos artistas do movimento impressionista: Renoir, Monet e Pissarro.
Participou de algumas exposições com os impressionistas, embora tenha lutado muito tempo para ser aceito no Salão de Paris.Isso porque a crítica e as obras de grandes pintores eram expostas ali. Com constante rejeição e hostilizado pelo público parisiense, Cézanne resolve voltar a Aix-en-Provence.
O artista nunca se casou e após a morte de seus pais passou a viver isolado. Durante esse período continuou trabalhando e produzindo diversas obras.Cézanne faleceu em sua cidade natal dia 22 de outubro de 1906.
Após sua morte, seu trabalho começou a ser reconhecido e hoje em dia ele é considerado um dos maiores pintores modernos do mundo.