• Matéria: História
  • Autor: marcospereira32
  • Perguntado 9 anos atrás

1)Ao discutir currículo e cultura escolar, podemos afirmar que a escola é um local que produz conhecimento que tem suas próprias especificidades. Forquin (1993) aponta que a escola tem uma cultura própria denominada "cultura escolar". Assim, a escola produz um conhecimento denominado
Alternativas:
a)Natural;
b)Científico;
c)Sobrenatural;
d)Escolar
2)Segundo Ponce (1989, p. 77-78) "A aula é o espaço/tempo privilegiado da comunicação didática. [...] É uma relação intersubjetiva, supõe, portanto, a presença de sujeitos interagindo entre si. [...] Porém, aluno e professor possuem diferentes níveis de compreensão da realidade e o diálogo em aula não deve ignorar este dado, mas sim incorporá-lo como dado fundamental." (Ponce, 1989:77-78). Considerando a citação, podemos dizer que esta faz referência:
Alternativas:
a)Ao conhecimento acadêmico exigido para a manutenção de uma relação subjetiva.
b)À circularidade do saber canônico e do saber cotidiano dos professores e equipe pedagógica.
c)A prioridade colocada aos saberes dos alunos para a comunicação didática.
d)Ao espaço da sala de aula como espaço singular de trânsito de sujeitos e saberes.
3)Para Esteban (2006) "A sala de aula está marcada pela diferença, muitas vezes naturalizada e destituída de seu conteúdo ambíguo". Com base na afirmativa podemos dizer que:
Alternativas:
a)O espaço da sala de aula é ordenado e orientado por uma perspectiva essencialmente pedagógica, com sujeitos iguais, porém moram em lugares diferentes;
b)A sala de aula configura-se como um lugar próprio vinculado à escola tradicional.
c)É um espaço em que circula alunos e professores com experiências de vida diferentes bem como o seu entorno (gestão escolar, supervisor pedagógico e sua equipe) e estão imersos em uma dada comunidade, inseridos em cotidianos e visões de mundo diversas.
d)Os conhecimentos que circulam na sala de aula são naturalizados pelos professores.
4)O Espaço escolar circula diálogos "atravessados por contradições, confrontos, conflitos, silêncios, esquecimentos. Ou muitas vezes, diálogos monológicos e ainda assim, tecidos por muitos diálogos". (ESTEBAN, 2006. p.08). Não podemos nos esquecer que os alunos chegam com diferentes conhecimentos, muitos deles provenientes da família, aqueles que adquirem na igreja, outros derivam das mídias. A esse conhecimento denominamos:
Alternativas:
a)Dialógicos;
b)Prévios;
c)Ressignificativos;
d)Instrumental;
5)A aprendizagem de história constitui-se a partir de fluxos e/ou trânsitos de "significações que mantêm entre si relações diversas, de complementaridade e reafirmação (por exemplo, na ampliação ou especificação de determinadas significações) ou, ao contrário, de contradição e até mesmo de incomensurabilidade (neste caso, requerendo reorganizações, silenciamentos e escolhas)" (COLINVAUX, 2007, p.32) Além disso, a ideia de dialogia pressupõe um processo dinâmico, um conceito onde várias vozes se entrelaçam. Podemos inferir que:
Alternativas:
a)A narrativa comporta discursos autorizados somente pelo passado.
b)O referencial proposto por Bakhtin privilegia o discurso oficial.
c)A narração dos fatos ocorre pela representação somente dos anais e crônicas.
d)A significação ocorre na interação de um discurso com outros discursos.

Respostas

respondido por: wendellmccwendell
9
Alguém poderia me ajudar com as respostas das perguntas acima. Desde já agradeço

Heron1927: tem a resposta da av 2?
jesse3473: Av2 1 - D ; 2 - D ; 3 - D ; 4 - B ; 5 - D.
dricadiogo: obrigada
respondido por: jesse3473
23
AV1

1 - D
2 - D
3 - C
4 - B
5 - D

Perguntas similares