Correlacionar a T3 e T4 no hipertireoidismo e no hipotireoidismo. Como se encontram e quais as consequências de estarem baixos ou aumentados.
Respostas
Vamos lá
A tireoide secreta a tiroxina (T4), em resposta ao Hormônio Estimulante da Tireioide, o TSH —originário da glândula pituitária. Por meio de determinadas enzimas, o T4 se converte em tri-iodotironina (T3), uma forma hormonal mais ativa.
Juntos, esses hormônios influenciam as funções vitais, como a frequência dos batimentos cardíacos, a respiração, o consumo de calorias, o crescimento, a manutenção da pele, do cabelo e da temperatura, entre outros.
Entenda a diferença entre hipertireoidismo e hipotireoidismo
A anormal atividade da tireoide pode levar ao aumento (hipertireoidismo) ou à redução (hipotireoidismo) da produção hormonal. Confira:
Hipertireoidismo: caracteriza-se pela hiperatividade da tireoide. Esse desequilíbrio eleva a concentração dos hormônios e aumenta a velocidade do metabolismo orgânico;
Hipotireoidismo: a glândula tem sua atividade reduzida, provocando uma produção hormonal insuficiente. A consequência é a redução de velocidade do metabolismo.
hipertireoidismo é o bócio multinodular tóxico, doença caracterizada pela presença de diversos nódulos na glândula tireoide. Esse nódulos funcionam de forma independente do estímulo ao TSH, produzindo T3 e T4, o que leva ao hipertireoidismo.
Algumas vezes o hipertireoidismo está relacionado com a ingestão de grande quantidade de hormônios tireoidianos, geralmente sem prescrição médica. Eles são consumidos frequentemente por pessoas que desejam emagrecer e acreditam que eles sejam a fórmula milagrosa. Entretanto, é importante destacar que a pessoa consegue o efeito emagrecedor por desenvolver o hipertireoidismo, que muitas vezes pode levar à morte.