Respostas
Resposta:
O Meridiano de Greenwich atravessa três continentes (Europa, África e Antártida) e oito países (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo e Gana).
Explicação:
O Meridiano de Greenwich foi assim denominado graças ao bairro inglês que tem esse nome. Nele se localizava o Observatório Astronômico Real, instituição importante para a astronomia mundial e para o conhecimento de eventos no Sistema Solar. Esse Observatório ganhou ainda mais relevância em 1884, época do imperialismo e quando o Reino Unido possuía grande força na geopolítica mundial, pois era sua principal potência.
Leia também: Mapa do Brasil – representação cartográfica do nosso país
História do Meridiano de Greenwich
Até 1884, as nações do mundo não conheciam uma padronização de horários como conhecemos hoje. Em 1851, George Biddel Airy sugeriu que o local de Greenwich fosse usado como o marco zero para tanto, e muitos países começaram a adotá-lo.
Até então, hora local de um país não era relacionada com sua posição geográfica em relação ao Sol. Assim, quando acontecia um evento no Brasil, às 10 horas, um habitante da África do Sul não tinha a menor ideia do momento exato desse acontecimento levando em conta seu próprio território, por exemplo.