O período de transição para a idade Moderna foi marcada pelo surgimento e crescimento do Renascentismo cultural na Europa. Os renascentistas passaram a usar o termo "moderno" para se referir a esse momento, diferenciando sua realidade o período anterior. O termo moderno foi usado para caracterizar o momento de rompimento com o(a)
Respostas
Resposta:
o rompimento com a Idade Média
O período de transição para a Idade Moderna foi marcado pelo surgimento e crescimento do Renascimento cultural na Europa. Os renascentistas passaram a usar o termo “moderno” para se referir a esse momento, diferenciando sua realidade do período anterior.
O termo “moderno” foi usado para caracterizar um momento de rompimento com o(a)
a)burguesia, grupo que começou a se desenvolver na Idade Média.
b)Idade Média, considerada um período obscuro de atraso.
c)legado clássico da Grécia Antiga e do Império Romano.
d)crença antropocêntrica defendida pela Igreja Católica.
Explicação
A alternativa B está correta porque os renascentistas entendiam seu período como um momento de ruptura com o passado medieval. Nesse momento, a Idade Média passou a ser conhecida como “Idade das Trevas” devido ao controle e à influência da Igreja Católica. Os renascentistas acreditavam que a Idade Moderna era um período de superação desse passado.
A alternativa A está incorreta porque o Renascimento não foi um período de rompimento com a burguesia. Essa classe social continuou se fortalecendo nesse período. A alternativa C está incorreta porque o Renascimento foi um período de rompimento com o passado medieval, no qual os valores e a cultura greco-romana foram retomados pelo seu movimento artístico. A alternativa D está incorreta porque a Igreja Católica não defendia o antropocentrismo. Essa corrente de pensamento era defendida pelos humanistas e renascentistas.