50 chegou as creches o discurso propria mente psicológico do que se tratava esse discurso
Respostas
Resposta: Na década de 50 chegou às creches o discurso propriamente psicológico, baseado principalmente nos estudos de Bowlby para a Organização Mundial da Saúde (1952) A creche, então, recebeu uma nova função: compensar as deficiências bio-psicoculturais apresentadas no desenvolvimento da criança.
Esse discurso enfatizava os possíveis prejuízos causados no desenvolvimento infantil pela descontinuidade da relação afetiva entre a mãe e o bebê no começo da vida e o pelo cuidado realizado por diversas pessoas.
O discurso psicológico voltado para as creches
As creches possuem papel fundamental na formação dos indivíduos, a medida em que contribuem para o desenvolvimento das crianças.
Atualmente, as creches fornecem um atendimento de caráter assistencial, de educação e cuidado, para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Contudo, ao longo de sua história, a creche já exerceu diversos papéis.
Nesse sentido, no século XIX e começo do século XX, quando surgiram as primeiras creches, seu caráter era assistencial-filantrópico, voltado para famílias em que existisse escassez moral e econômica, atendendo principalmente filhos de trabalhadoras.
Com o passar do tempo, diversos estudos foram desenvolvidos acerca das questões psicológicas envolvendo as creches. Assim, na década de 50 esses estudos tomaram força, trazendo uma nova perspectiva à tona.
Esse discurso psicológico alertava para os prejuízos que a descontinuidade da relação afetiva entre a mãe e o bebê poderiam causar no desenvolvimento da criança, bem como o cuidado compartilhado entre diversas pessoas.
Com isso, muitas mães que precisavam entregar os cuidados de seus filhos a esses espaços passaram a sentir-se incompetentes e culpadas, uma vez que estas acreditavam que estariam prejudicando o desenvolvimento de seus bebês.
Aprenda mais sobre as creches:
https://brainly.com.br/tarefa/34023989