Respostas
Resposta:
União Europeia: A União Europeia, bloco iniciado com a criação do Belenux, em 1944, é o bloco econômico que representa a maior integração de nações, pois possui todas as características para tal ação. Apesar de adotar uma moeda única no bloco, nem todos os países-membros utilizam o euro. São 27 países participantes desse bloco, os quais, juntos, possuem um PIB maior do que a China (segunda maior potência econômica do mundo).
Mercosul: Criado no início da década de 1990, o Mercosul corresponde ao maior PIB da América Latina, com 10 países envolvidos, havendo desde trocas comerciais até livre circulação de pessoas. O Mercosul corresponde à quinta maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) de quase 2,8 trilhões de dólares. Além disso, esse bloco é um espaço privilegiado para investimentos, associações empresariais, turismo, comércio, entre outros cenários econômicos.
NAFTA: Esse bloco teve seu início em 1989, com adesão de dois países da América do Norte: Canadá e Estados Unidos. As conversas com o México começaram dois anos depois, em 1991. Em 1994, o Nafta entrou em vigor com a adesão dos três países citados após três anos de negociações.
Com uma pequena integração econômica, os três países envolvidos possuem trocas comerciais significativas, com amplo mercado consumidor. Tais trocas possibilitaram uma modernização industrial, além de impulsionar investimentos e fluxos de comércio nos três países. Estima-se que as trocas em mercadorias diárias entre esses países cheguem a 2,6 bilhões de dólares, o que corresponde, aproximadamente, a 108 milhões de dólares por hora.
ALCA: A ALCA, também conhecida por Área de Livre Comércio das Américas, é um projeto de bloco econômico que foi apresentado no governo do ex-presidente americano Bill Clinton no ano de 1994, nos Estados Unidos. O acordo visa a assinatura de países do continente americano (América do Norte, América do Sul e América Central) para favorecer o livre comércio de mercadorias entre eles.
Transições e negociações foram feitas desde a década de 1990 até os anos 2000, mas o projeto nunca saiu do papel, pelo fato das nações americanas serem muito diferentes economicamente e socialmente. Os Estados Unidos teriam papel de destaque e comando, isso fez com que os países subdesenvolvidos não acatassem todas as ideias propostas pelos americanos.