o crescimento bacteriano é o aumento do número de células em que uma célula mãe origina duas células-filhas o processo denominado fissão binária o crescimento cidade forma exponencial e por ser representado graficamente. Quanto às características das diferentes fases da curva de crescimento exponencial bacteriano assinam adaptando ao novo ambiente e ocorre intensa atividade metabólica porém a pouca ou nenhuma divisão celular.
C.a fase logaritima de declínio é o período em que há equilíbrio entre células novas e células mortas.
D. a fase estacionária é o período em que o número de células mortas é superior ao número de células vivas.
E. a fase log é o período em que a velocidade de crescimento diminui gradualmente os nutrientes vão ser esgotando ocorre acúmulo de resíduos tóxicos mudança de PH e ausência de O2
Respostas
Resposta:
A fase de latência é o período em que as bactérias estão se adaptando ao novo ambiente e ocorre intensa atividade metabólica, porém há pouca ou nenhuma divisão celular.
Explicação:
Resposta: B. A fase de latência é o período em que as bactérias estão se adaptando ao novo ambiente e ocorre intensa atividade metabólica, porém há pouca ou nenhuma divisão celular.
Explicação: Cuidado com os termos similares lag e log. A fase lag é o mesmo que fase de latência, enquanto a fase log é o mesmo que fase exponencial. A fase de latência (= fase lag) é o período em que as bactérias estão se adaptando ao novo ambiente e ocorre intensa atividade metabólica (produção de enzimas e outras moléculas). Entretanto, nesse período, há pouca ou nenhuma divisão celular. Já a fase log (= fase exponencial) é o período em que ocorre intensa divisão celular, com crescimento exponencial e tempo de geração (velocidade) constante. A fase estacionária é o período em que há equilíbrio entre células novas e células mortas. Nesse período, a velocidade de crescimento diminui gradualmente, os nutrientes vão se esgotando, ocorre acúmulo de resíduos tóxicos, mudança de pH e ausência de O2. Já a fase de morte (= fase logarítmica de declínio) é o período em que o número de células mortas é superior ao de células vivas, ocorrendo, portanto, declínio no número de bactérias viáveis.