3.
Sobre a hierarquia das colônias espanholas, faça o que se pede:
a) ORGANIZE na pirâmide de acordo com a hierarquia adotada
na América Espanhola.
b) ANALISE por que eles se organizavam dessa maneira.
c) Essa distribuição era justa? JUSTIFIQUE.
Respostas
Resposta:
A) chapetones criollos mestiços e indígenas
B) Para compreendermos como a sociedade Colonial espanhola funcionava devemos levar em consideração os critérios que definiam cada uma dessas classes. Nesse ponto indicamos o nascimento em que eram em meios de distinção fundamental o fato de ter nascido e criado na Europa ou no Novo Mundo abre caminho para uma série de privilégios, bem como estabelecia no outro campo de restrições que ordenava a posição dos homens naquele lugar.
3. a) A colonização espanhola marcou uma sociedade bastante hierarquizada, podendo ser representada através de uma pirâmide social. A sociedade da América era formada, basicamente, por índios e escravos.
A escolha pela classe social vinha através do nascimento, caso nascesse em uma família nobre você era considerado nobre, não tinha a oportunidade de mudança de classe social.
A pirâmide social era composta pelos: chapetones, clero, mestiços, indígenas e escravos. Nessa mesma ordem de poder político.
*Confira a pirâmide social nas fotos anexadas*
b) A pirâmide social espanhola marcava a hierarquia para elucidar as grandes distinções étnicas sociais. Eram tão marcante as diferenças étnicas que havia distinção entre os próprios brancos, existiam os chapetones e os criollos.
Havia essa organização em classes para manter a ordem da colonização política. A metrópole controlava as colônias espanholas através da Casa de Contratação.
c) Não era uma distribuição justa devido os privilégios ofertados a uma minoria e a dificuldades vivenciadas pela maiorias.
Os chapetones eram os mais privilegiados pois eram colonos brancos nascidos na Espanha. Formavam a elite colonial, eram responsáveis por controlar as colônias, além de ocupar os altos cargos administrativos.
Os criollos eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia, integravam também a nobreza, era conhecidos por serem grandes latifundiários. Porém não possuíam os mesmos privilégios dos chapetones
Os negros e os índios formavam a base da pirâmide e era a mão de obra espanhola.
Para mais informações, acesse:
Sociedade espanhola: brainly.com.br/tarefa/10584016